Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2008 - 08:21

Feira do Livro de Brasília deverá reunir público recorde este ano

Com mais de seis mil metros quadrados, o maior evento literário da região Centro-Oeste deve atrair um público de 500 mil pessoas. Para esta edição, já está confirmada a participação de 101 expositores.

Brasília - A 27ª Feira do Livro de Brasília, que acontece entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro, na área externa do Pátio Brasil Shopping, traz como lema “Palavras mudam o mundo”. Este ano, o escritor homenageado é Thiago de Mello, poeta amazonense e cidadão do mundo, e cuja vida e obra nortearão a temática abordada na programação.

A feira é promovida pela Câmara do Livro do Distrito Federal e tem como objetivo oferecer a seus visitantes a oportunidade de acesso a vasto acervo e aos mais importantes autores nacionais e internacionais, estimulando o hábito da leitura entre os brasilienses.

O maior espaço, que totaliza uma área de 6.500m2, promete acolher de forma mais confortável as livrarias, editoras, distribuidoras, cursos de línguas, órgãos e projetos governamentais, autores e leitores em geral. Ao todo, serão 101 expositores.

“O prestígio, a credibilidade e a tradição da Feira do Livro de Brasília transforma o evento em uma oportunidade para o desenvolvimento de ações de responsabilidade sócio-educativas e o caracteriza como um instrumento eficaz no enfrentamento dos baixos índices de leitura, além de projetar o Distrito Federal no cenário literário nacional e internacional”, expõe o presidente da Câmara, Valter Silva.

Só no ano passado, mais de 500 mil brasilienses puderam conferir as atrações da feira, sem contar os 35.000 estudantes da rede de ensino público e particular que a visitaram durante os 10 dias de sua realização. Além disso, cerca de 450.000 títulos foram disponibilizados para vendas, em 105 estandes de 97 expositores. A estrutura de 5.000m2 foi palco de 315 eventos culturais e educacionais.

Resgate histórico – A realização da Feira do Livro de Brasília se justifica por essa relação direta com o desenvolvimento educacional, cultural e econômico do Distrito Federal e do país. Todos os anos, o evento busca trazer para suas oficinas, debates e palestras assuntos que são importantes para o crescimento nacional e, conseqüentemente, para a continuidade da sua história. Neste ano, não poderia ser diferente.

Direitos Humanos; Ano do Planeta – Meio ambiente; 40 anos de 1968; O ano da língua; 60 anos da declaração universal dos Direitos Humanos; 20 anos da morte de Henfil; 20 anos da morte de Chico Mendes; Reforma ortográfica; 200 anos da chegada da imprensa ao Brasil; 80 anos da publicação de Macunaíma; entre outros, todos estes e outros temas farão parte das discussões, apresentações, debates e oficinas que acontecerão durante os 10 dias de Feira.

“A Feira do Livro de Brasília se apresenta como um ponto de partida para que tais acontecimentos históricos ganhem repercussão no imaginário da comunidade leitora do DF e de toda a região do Entorno. Ao mesmo tempo, se constitui em ferramenta para divulgação do imenso e precioso acervo artístico e literário produzido por grandes autores”, explica Silva.

A patrona e o homenageado - A Câmara indica, todos os anos, uma personalidade do mundo literário para ser o patrono da Feira do Livro de Brasília. Em 2007, o escolhido foi o escritor Adilson Vasconcelos. Para este ano, a seleção do patrono se dará por meio de votação, que já está em curso no site da instituição. Concorrem à vaga os escritores Antônio Miranda, Joanyr de Oliveira, Jô Oliveira, Lucília Helena do Carmo Garcez, Margarida Patriota, Napoleão Valadares e Stella Rodopoulos.

Também é escolhida, todos os anos, uma personalidade da literatura para ser homenageada durante a feira. No ano passado, foi Ariano Suassuna; neste ano, Thiago de Mello.

Batizado como Amadeu Thiago de Mello, nascido no município de Barreirinha, o poeta chegou a cursar medicina no Rio de Janeiro, antes de abandonar o curso para brilhar na poesia, buscando curar outros tipos de doenças, como a alienação popular para questões como direitos humanos, ecologia e paz mundial. Durante o evento, o amazonense fará o lançamento do livro “ABC da Floresta”, que será distribuído gratuitamente na Feira.

Novidades - Entre as atrações deste ano, estão as mini-conferências, onde diferentes intelectuais e autores discorrerão sobre temas como “1958”; “Os autores do Norte”; “1968”; “O ano do planeta”; “Direitos Humanos”; “O ano da língua”; e “50 anos de Taguatinga”. Outra atração serão as atividades relacionadas à vida e obra de Thiago de Mello, como a “Para conhecer Thiago de Mello: amigos do poeta homenageado falam sobre diferentes aspectos da sua vida e obra”.

Para os professores de ensino médio e os estudantes que participam do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), uma dica é visitar a Feira para conhecer o novo “PAS na Feira”, onde autores, intelectuais e professores falarão sobre as obras recomendadas pelo programa.

Na 27ª Feira do Livro de Brasília ainda haverá o “Curta ao meio-dia”, um espaço disponibilizado para apresentação de documentários relativos aos diferentes temas abordados na Feira. Haverá também oficinas sobre diversos temas como ilustração; redação; quadrinhos; roteiro cinematográfico; crítica de cinema; entre outros. Salas de bate-papo sobre temas como dramaturgia; literatura latino-americana; literatura e psicanálise; programas governamentais de leitura; bibliotecas infantis; entre outros, são também umas das atrações desta edição da feira.

Perfil da Feira do Livro – Atualmente, a Feira do Livro de Brasília é um dos maiores eventos anuais do gênero da América Latina. Em sua primeira edição, em outubro de 1982, a feira já dava sinais de que se tornaria referência entre livreiros, bibliotecários, editores e leitores de diferentes partes do Brasil. Em 2007, mais de 600 mil pessoas passaram pela Feira do Livro de Brasília, participando de atividades culturais, oficinas, palestras, workshops e apresentações teatrais e musicais. Em 26 anos de história, a Feira do Livro de Brasília se caracterizou por movimentar o mercado editorial e de livros do DF. A cada ano o evento vem ampliando sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos.

27ª Feira do Livro de Brasília, até 7 de setembro de 2008, na Área externa do Pátio Brasil Shopping. Entrada Franca. Promoção: Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF) .Informações: (61) 3344-6821.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira