Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2008 - 08:52

Temporada nacional da companhia Miyako Kato Dance Space


Os dançarinos Akira Kasai e Kim Itoh também participam. A Fundação Japão traz pela primeira vez ao Brasil, a coreógrafa e bailarina japonesa Miyako Kato.

A temporada inicia em São Paulo – local onde tem a co-realização do SESCSP -, seguindo posteriormente para as capitais Manaus, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro. O espetáculo de dança contemporânea foi especialmente elaborado em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

O programa é composto por três peças distintas, "Laughing Soil – Terra Risonha", - desenvolvido especialmente para a ocasião - que inclui 10 participantes brasileiros e música ao vivo da percussionista Kuniko Kato; "Sand Topos" que reúne Miyako Kato e dois bailarinos de renome internacional Akira Kasai e Kim Itoh com participação especial de músico brasileiro (violoncelo) e "Nikki – Diary: The drawers of mother's– Diário: As gavetas de minha mãe", solo da coreógrafa japonesa.

"Laughing Soil – Terra Risonha" é resultado de um projeto colaborativo, que começou pelas cidades japonesas de Iwaizumi, Morioka e Tóquio e chega dessa vez ao Brasil. Teve como ponto de partida um workshop realizado em Iwaizumi, considerado o berço da floresta nipônica. A peça trata, através do folclore japonês, da sobreposição de interações entre a natureza, o homem e o mito mostrada por meio do corpo que dança o acúmulo sedimentado das camadas, que também se encontra presente na terra.

Num momento de registro histórico para a relação Brasil - Japão, desta vez o universo da dança permeia papel importante no contínuo entrelaçamento das duas culturas. O universo mítico, recriado pelo corpo que experiencia a natureza que o cerca, é amplamente explorado nas apresentações.

"Por acreditar que existam, entre o Brasil e o Japão - apesar da sua distância - pontos em comum na cultura, alimentada e transmitida pela terra e seu povo, e na parte nativa residual do corpo, é que o projeto surgiu como uma procura de novas sensibilidades que possam nascer desse encontro", reforça Miyako Kato.

Segundo o critico de dança japonês Hakudai Yamano, a companhia Miyako Kato Dance Space, em "Laughing Soil", mostra uma dança que demanda rigorosa energia, numa carga muito maior que nossos olhos podem captar. "Kato se destacou na dança moderna e como coreógrafa é uma das poucas que transforma a narrativa indizível em obra", afirma o crítico Tatsuro Ishii, citando o espetáculo "Sand Topos", em 2002. Já o jornalista do veículo On Stage, Makoto Urawa, ressalta que os movimentos de Kato são característicos por serem conduzidos pelos sentimentos e como se fossem guiados pela gravidade, quando analisa a peça "Nikki – Diary : The drawers of mother's – Diário: As gavetas de minha mãe".

São Paulo é a única capital que recebe as três peças. Em Manaus e Brasília, serão apresentadas "Laughing Soil – Terra Risonha" e "Sand Topos". Em Curitiba e Rio de Janeiro, a companhia Miyako Kato Dance Space encena somente "Laughing Soil – Terra Risonha" e "Nikki – Diary: The drawers of mother's – Diário: As gavetas de minha mãe".

Espetáculo de dança contemporânea do Japão – Miyako Kato Dance Space, de 09 a 27 de agosto de 2008, com temporadas que inicia em São Paulo, no Teatro Paulo Autran - SESC Pinheiros, em Manaus, Teatro Amazonas, no Teatro Funarte Plínio Marcos de Brasília, no Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba, e na Caixa Cultural Teatro Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro, que aliás tem o ingresso mais barato das apresentações.

Realização.: Fundação Japão | Co-realização.: SESC-SP (em São Paulo). Apoio: Embaixada do Japão; Consulado Geral do Japão em São Paulo; Consulado Geral do Japão em Manaus; Consulado Geral do Japão em Curitiba; Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro; Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas; Teatro Funarte Plínio Marcos; Centro Cultural Teatro Guaíra, Caixa Econômica Federal.p>

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira