Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2008 - 08:42

Lojas Renner aposta na inserção da mulher no mercado de trabalho


Rede deve arrecadar e repassar R$ 750 mil para projetos de capacitação e geração de renda focados na mulher, com a campanha Mais Eu.

A Lojas Renner, reforça sua participação no âmbito da responsabilidade social e com o slogan “Você muda de roupa. Elas mudam de vida” lança a campanha Mais Eu, com expectativa de repassar R$ 750 mil, equivalentes a 5% da venda de mercadorias, líquida de impostos, comercializadas nas 101 lojas da rede no país, entre 11 e 14 de agosto. Esse montante será investido em projetos sociais que priorizam a inserção da mulher no mercado de trabalho.

A escolha da causa para o investimento social da empresa foi definida com o apoio da consultoria do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Além de colaboradores e lideranças da Renner, mais de 10 mil clientes, entre 15 de fevereiro e 05 de março de 2007, responderam à pesquisa divulgada no site www.lojasrenner.com.br e tiveram papel fundamental na definição desta causa.

Com 72% dos respondentes do sexo feminino e 63% desses na faixa entre 18 e 39 anos, as opções “geração de trabalho e renda”, “qualificação profissional de mulheres” e “ensino profissionalizante para jovens” corresponderam a 46% das respostas. Esse resultado, combinado com entrevistas realizadas com os colaboradores da Companhia, orientou a escolha do tema 'inserção da mulher no mercado de trabalho' por meio do apoio a projetos de capacitação e geração de renda.

“Para a Renner, investir na mulher é um caminho natural. Em 1991, a rede passou por um reposicionamento, elegeu a mulher como seu público-alvo preferencial, passando a trabalhar para ser a loja cúmplice da mulher moderna”, destaca José Galló, diretor presidente da Lojas Renner.

Atualmente cerca de 80% dos clientes da Lojas Renner são mulheres. Também no quadro de colaboradores a presença feminina é marcante: elas representam cerca de 70% do total de funcionários da Companhia e ocupam mais de 50% das posições de liderança.

“Capacitar e promover a geração de renda para as mulheres é motivo de grande realização para a Renner. A mulher é fundamental na formação da sociedade, sendo, muitas vezes, a primeira e principal referência de comportamento e conduta do indivíduo. Acreditamos que ao eleger a ‘inserção da mulher no mercado de trabalho’ como causa prioritária para o investimento social da Companhia, estamos contribuindo para a melhoria da sociedade como um todo”, completa Clarice Costa, membro do Conselho do Instituto Lojas Renner e diretora de Recursos Humanos da Lojas Renner.

R$ 2,5 milhões em idéias e necessidades reais - Passada a fase inicial, em que clientes e colaboradores indicaram o foco de atuação para o qual a Renner deve destinar seus investimentos sociais, o Instituto Lojas Renner priorizará a seleção de projetos, que podem ser enviados para o e-mail [email protected]. O canal foi criado exclusivamente para receber sugestões de ações voltadas à responsabilidade social.

Para 2008, a previsão de investimento total em ações com foco social da Lojas Renner é de R$ 2,5 milhões, mais do que o dobro do valor investido no ano anterior, que foi de R$ 1,2 milhões.

O investimento social da Renner será administrado pelo Instituto Lojas Renner, entidade jurídica independente da Companhia, criada em 09 de junho de 2008, com o objetivo de reunir, acompanhar, ampliar e disseminar as iniciativas da empresa no setor de responsabilidade social.

Perfil da campanha Mais Eu - A campanha Mais Eu acontece entre 11 e 14 de agosto, com o objetivo de mobilizar a sociedade, além de reverter o valor equivalente a 5% da venda de mercadorias, líquida de impostos comercializadas nas 101 lojas da rede no país, durante esse período, para projetos destinados às mulheres, focados em capacitação, geração de emprego e renda.

Desenvolvida pela agência Escala, a ação terá forte presença nos pontos-de-venda e contará com mala direta, e-mail marketing, folder, filme para a TV e spot para a rádio - ambos de 30 segundos -, além de mídia externa. Toda a produção e divulgação contam ainda com o apoio de diferentes parceiros que abraçaram a causa apoiada pela Lojas Renner.

As peças mostram jovens associadas a palavras negativas, corrigidas e transformadas em positivas por batom vermelho. Assim, Desempregada torna-se Empregada; Despreparada, Preparada; Sem Futuro, Com Futuro; Sem Trabalho, Com Trabalho; Excluída, Incluída; e Desinformada, Informada. O objetivo é mostrar que é possível mudar o destino de muitas mulheres por meio de capacitação, geração de emprego e renda.

Do ‘faz de conta’ para o ‘final feliz’ - Daiane Silva (21 anos), Bárbara Araújo (20 anos) Carla Silva (18 anos), Carla Camargo (18 anos) Fernanda da Silva (18 anos), e Gabriela Cardoso (18 anos) são as seis jovens que ilustram todo o material de divulgação da campanha, e ganharam uma nova perspectiva de vida após passarem por cursos profissionalizantes na sede da Renner, em Porto Alegre/RS.

Gabriela Gonçalves Cardoso vai completar 18 anos, em agosto, com motivo de sobra para comemorar. A jovem, que se formou no Projeto Pescar no ano passado, conquistou seu primeiro emprego e já tem uma promoção no currículo. Sua estréia no mercado de trabalho foi como empacotadora de uma rede de supermercados. Há três meses Gabriela foi promovida e passou a atuar no atendimento da padaria da rede. Com isso, o salário que não passava de R$ 230,00, duplicou.

O empurrãozinho para o sucesso Gabriela conhece bem. “O Projeto Pescar abriu a minha cabeça e me mostrou um futuro que eu desconhecia”, confessa. “Hoje, no dia-a-dia do atendimento na padaria, muitas vezes lembro de cenas quando interpretávamos, na aula de teatro, os diversos tipos de clientes”, explica a jovem que não esconde a felicidade que sentiu ao realizar a primeira compra com seu salário: um par de tênis.

Fernanda Figueiredo da Silva não abaixou a cabeça quando as adversidades da vida insistiam em desestimulá-la. O filho Pedro Henrique, que ainda mamava no peito, foi um estímulo a mais na disputa por uma vaga, entre 95 candidatos, quando a jovem tomou conhecimento da seleção do Projeto Pescar 2007.

A determinação e apoio dos familiares para cuidar do bebê fizeram com que ela conquistasse seu espaço na turma de “pescadores”. Mas a batalha não tinha terminado. Perto de formar-se, a jovem precisou encarar a separação do pai de seu filho. Apesar de tudo, Fernanda seguiu em frente, pois sempre soube que o futuro do seu filho depende dela. Hoje, Fernanda faz parte do quadro de colaboradores da Lojas Renner e sonha e fazer o Programa de Trainee da empresa. “O Pescar me deu auto-estima para batalhar pelos meus sonhos”, afirma.

Carla Aparecida Fraga Camargo está às vésperas de seu casamento e com o contrato da casa própria assinado. Mas essa felicidade é fruto de muita garra e esperança. Há três anos, a rotina de Carla dividia-se entre os estudos e os cuidados com a avó doente e o pai, que conta com apenas 10% da visão. O apoio à família e a falta de motivação resultou na repetência da jovem no 1º ano do segundo grau.

Felizmente o irmão a convidou para morar com ele e convenceu Carla a trocar de colégio, onde ela conheceu a professora Rosely, que a apresentou o Projeto Pescar. “Não acreditei quando me chamaram para o projeto, pois tinha concorrido com quase 100 pessoas. Estava tudo dando errado na minha vida, não imaginava que iriam me chamar”, confessa.

Com o aprendizado adquirido no curso de Atendimento ao Cliente, Carla vai ajudar a sua mãe na administração de um ateliê de costura, com um salário de R$ 700,00.

Cliente: Lojas Renner | Agência: Escala | Título: Mais Eu | Redator: Paula Taitelbaum | Diretor de arte: Paola Barbieri | Diretor de criação: Magali Moraes, Alessandro Jacoby e Eduardo Axelrud | Atendimento: Bárbara Campos e Adriane Kampff | Aprovação/cliente: Luciane Franciscone, Cristiana Baptista e Fabiana Londero.

Roteiro do Spot de Rádio - 30" (Trilha) | Locução feminina firme e decidida - A Lojas Renner apresenta a campanha Mais Eu. Enquanto você experimenta uma roupa nova, muitas mulheres experimentam um novo futuro. Enquanto você muda de acessório, elas mudam de vida.

De 11 a 14 de agosto, compre na Renner e ajude a mudar. Nesses dias, o valor equivalente a 5% da venda será revertido para projetos de capacitação e geração de renda para a mulher.De 11 a 14 de agosto. Vista uma causa na Renner. Participe da campanha Mais Eu.

A Mulher e o Trabalho no Brasil - Para evidenciar a importância da mulher na esfera social, vale destacar a publicação Síntese dos Indicadores Sociais de 2007, de autoria do IBGE, segundo a qual o número de mulheres indicadas como a pessoa de referência da família aumentou consideravelmente entre o período de 1996 e 2006, passando de 10,3 milhões para 18,5 milhões. Esse aumento corresponde a um crescimento de 79% na condição de mulheres como chefes de família, enquanto o crescimento de homens nessa condição foi de apenas 25% no mesmo período.

A diferença entre o número de homens e mulheres no mercado de trabalho ainda é muito significativa. Segundo estudo especial da Pesquisa Mensal de Emprego sobre a Mulher no Mercado de Trabalho, conduzido pelo IBGE, as mulheres predominavam entre os que procuravam trabalho em janeiro/08. A taxa de desocupação entre elas era de 10,1% contra de 6,2% entre os homens. Ainda de acordo com esse estudo, apenas 37,8% das mulheres tinham trabalho com carteira assinada no setor privado, contra 48,6% entre os homens. A presença feminina era mais marcante, no entanto, entre os trabalhadores domésticos, com participação feminina de 16,5% contra apenas 0,7% dos homens.

Perfil da Lojas Renner - A Lojas Renner é a segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil e atualmente conta com 101 unidades, sendo 94 instaladas em shopping centers e sete em pontos centrais de cidades, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O público-alvo da Companhia são mulheres entre 18 e 39 anos de idade, que estão na faixa de consumo média e média alta da população brasileira. A Renner oferece a seus clientes produtos de moda em vários estilos, com qualidade e preços competitivos, em ambientes práticos e agradáveis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira