Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2008 - 08:48

Trem que flutua pode ser solução para o transporte urbano

Um veículo para o transporte urbano que não necessite mais de rodas e trilhos para se locomover, ou seja, um trem que flutua, é a proposta de pesquisadores brasileiros para melhorar o trânsito nas grandes cidades. O tema será defendido na palestra, "Maglev-Cobra: Um veículo para transporte urbano energeticamente eficiente e ambientalmente correto", promovida pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU e a Fundação Coppetec, no daí 7 de agosto (quinta-feira), às 14h30 no auditório do SESEF - Serviço Social das Estradas de Ferro.

Um pequeno bloco de cerâmica levita sobre um imã. O mesmo efeito físico pode fazer um trem deslizar. Condutores de cerâmica são ativados por nitrogênio líquido a menos 200ºC e, em contato com a base de imã, têm a propriedade de fazer com que os carros dos trens possam flutuar.

O estudo, intitulado "Maglev Cobra: O Transporte Urbano sobre Trilhos Magnéticos", participou do Concurso de Monografia da CBTU, depois foi apresentado em palestra no 13º Encontro Marcado, realizado em 15 de maio, no auditório da CBTU e, recentemente, foi matéria de destaque no Jornal Nacional. Os pesquisadores Richard Magdalena Stephan e Eduardo Gonçalves David são os criadores do projeto. "Produzimos um veículo para o transporte urbano que não necessite mais de rodas e trilhos para se locomover", esclarece Richard Stephan, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Entre as vantagens do veículo estão o baixo custo de implantação, um sistema ecologicamente correto e com menor consumo de energia.

Projetos parecidos já viraram realidade no Japão e na Alemanha, mas o formato brasileiro é inédito no mundo. Para quem estiver interessado na palestra, o SESEF fica localizado na Av. Francisco Bicalho, s/nº, Santo Cristo - Rio de Janeiro. | www.cbtu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira