Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2008 - 09:04

O Amianto Crisotila é seguro, afirma o Instituto Brasileiro do Crisotila

Com relação à notícia divulgada no Portal Fator Brasil sob o título “País terá alternativa segura para o amianto em 2009” (dia 5.8.2008), é preciso repor a verdade, diz a presidente do Instituto Brasileiro do Crisotila, Marina Júlia de Aquino:

“. É mentirosa a afirmação de que o amianto crisotila é prejudicial à saúde. Essa afirmação mentirosa faz parte de uma operação comercial desleal, patrocinada por grupo econômico multinacional, para ocupar um mercado de R$ 1,5 bilhão que hoje é dominado por empresas genuinamente brasileiras. Há diversos estudos científicos nacionais e internacionais que provam que o crisotila, quando trabalhado corretamente, é totalmente seguro, conforme pode ser constatado no site www.crisotilabrasil.org.br.

. Ao contrário do que ocorre no caso do crisotila e do que afirmam os que pregam seu banimento, as fibras sintéticas estão sendo produzidas sem qualquer controle ambiental ou de saúde e se utilizam de polímeros altamente nocivos à saúde dos trabalhadores. Isso sim precisa ser investigado pelas autoridades brasileiras.

. O setor não tem planos de substituição do fibrocimento por qualquer fibra sintética, porque o crisotila é seguro, tecnicamente superior e adequado para o padrão econômico da sociedade brasileira.

. O amianto crisotila é usado em 130 países, inclusive Canadá e Estados Unidos, países reconhecidos pelo alto rigor na produção e comercialização de produtos e nos cuidados com a saúde de suas respectivas populações.

. Nada menos de 50% das tubulações de água nos Estados Unidos são feitas em amianto crisotila.

. No Brasil, mais de 27 milhões de residências – equivalentes a mais de 50% dos domicílios –, utilizam telhas ou caixas d'água de amianto.

. O Brasil adota os padrões mais rigorosos do mundo para produção e uso do crisotila.

. É falsa a afirmação de que o Supremo Tribunal Federal tenha referendado a proibição do uso do amianto crisotila em São Paulo. O STF apenas cassou medida liminar concedida no bojo de uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta contra a equivocada legislação paulista. O mérito da ação ainda será julgado.

. Não há registro, em nenhum país, de doença causada pelo amianto em consumidores de água armazenada em caixas d’água de fibrocimento com amianto nem em moradores de residências cobertas com telhas de amianto crisotila.

. No Brasil, entre os trabalhadores empregados a partir de 1980 na cadeia produtiva do fibrocimento com amianto crisotila, não há absolutamente nenhum caso de doença profissional relacionada à aspiração desse mineral” , conclui a nota.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira