Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2008 - 09:29

Reflexão sobre o crescimento

Acompanhando recentemente o noticiário, observo que nenhum setor vai tão bem neste país quanto o da construção civil. Economistas e presidentes de associações relacionadas estão revendo as projeções feitas no início do ano e projetando um crescimento pelo menos nos próximos dois anos.

Não é à toa que os investimentos na construção têm sido contínuos e de grande monta. O total de obras levantadas nesse país nos últimos dois anos equivale praticamente à construção de um novo estado ou de uma nova nação. Somos como um canteiro de obras que não pára de expandir, pois há sempre algo a ser feito.

O primeiro semestre desse ano já mostrou a que veio. A indústria de materiais de construção faturou R$ 45 bilhões, 28,2% a mais em relação a igual período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), as projeções foram revistas e o crescimento no faturamento para este ano passaram de 15% para 18%.

Junto com o faturamento, cresce também o emprego no setor. Já são mais de 2 milhões de trabalhadores com carteira assinada na construção civil. De acordo com o Sinduscon-SP, este resultado é o melhor dos últimos 13 anos, quando a metodologia do estudo foi reformulada. Apenas de janeiro a maio desse ano, foram criados mais de 185 mil postos de trabalho - um crescimento de 10,1% e um número quase igual ao total dos doze meses de 2007.

Nos mais de 20 anos em que trabalho pelo setor, jamais vi um momento tão propício a investidores, empresários, e população de uma forma geral que sonha com sua casa própria. O crédito facilitado e a baixa cotação do dólar têm contribuído, e muito, para o setor, tanto na compra quanto também para o aluguel de equipamentos, propiciando maiores produtividades nos processos construtivos. Esse aquecimento é algo formidável para o país.

Mas todo este avanço esta trazendo também algumas preocupações. Uma delas é a tão temida inflação. O expressivo aumento do aço e outros insumos, impactou diretamente no custo da obra e dos equipamentos de construção civil.

Outra grande preocupação é com o meio ambiente. Os processos fabris da indústria de materiais da construção e os sistemas construtivos praticados no Brasil ainda são muito poluentes e geram grandes toneladas de entulho. Precisamos unir esforços para alcançar o nível de desenvolvimento tão almejado sem, contudo, prejudicar o meio ambiente e colocando o ser humano em primeiro lugar.

. Por Altino Cristofoletti Junior, engenheiro civil e diretor da rede de franquia Casa do Construtor – Aluguel de Equipamentos e da Formatta Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira