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08/08/2008 - 09:37

Bancos discutem fidelização de clientes

Seminário Promovido pela Relatório Bancário reúne especialistas de instituições financeiras e profissionais de marketing e RH para explorar o tema da conquista e retenção de clientes.

Representantes dos bancos Santander, Banco Panamericano e Sul América Seguros, participam do Seminário “Bancos, Valor, Satisfação e Fidelização”, que irá discutir as estratégias utilizadas pelas instituições financeiras para atrair novos clientes, reter os clientes atuais e otimizar o relacionamento de negócios com a própria base. O seminário conta também com a presença de um especialista em data base marketing e uma consultora em RH e qualidade de atendimento.

Desde que partiu para uma estratégia de alargamento de sua base de clientes, o setor bancário passou a adotar táticas cada vez mais agressivas para promover a “bancarização” de estratos da chamada “baixa renda”, que até então estavam fora do sistema financeiro, e passou a desenvolver agressivas ações de marketing para atrair clientes da base adversária. Este ambiente de disputa acirrada valorizou a posição do cliente bancário e de produtos financeiros em geral, tornando-o cada vez mais exigente e menos fiel à sua instituição.

Em decorrência, a margem de receitas por clientes foi drasticamente reduzida, o que obriga os bancos a uma permanente redução proporcional de custos, a fim de se manterem competitivos.

É diante deste cenário que cresce nas instituições financeiras a aplicação de soluções de TI (como CRM, Data Mining e sistemas de Data Base Marketing), combinadas com estratégias de aprimoramento do “peopleware” e dos múltiplos canais de atendimento.

Estas e outras questões serão abordadas pela Gerente de Relacionamento da Sul América Seguros, Ana Rezende, e pelo gerente executivo do Santander, Ezequiel Archiprete. Marcelo Consentino, Gerente Comercial e de Marketing de Cartões do Banco Panamericano falará sobre o difícil equacionamento desta problemática junto a população de baixa renda, enquanto Marcos Palmeiro, Gerente de Data Base Marketing da empresa Market Data (ex-executivo do Banco Alfa), trará o enfoque para o público de alta renda. A abordagem do ponto de vista do envolvimento das pessoas no processo da qualidade ficará a cargo da Diretora da Ágil Contato, Márcia Rangel.

O Seminário “Bancos, Valor, Satisfação e Fidelização”, promovido pela Relatório Bancário, deve reunir cerca de 100 participantes ligados ao marketing, estratégias de varejo, canais, atendimento e tecnologia dos bancos, além de empresas de TI e de consultoria que prestam serviços para o setor.

O evento ocorre dia 19 de Agosto das 8h30 às 13h no Hotel Jaraguá (Sala Tom Jobim), em São Paulo – Rua Martins Fontes, 71 – Centro. | Site: www.relatoriobancario.com.br

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