Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2008 - 09:41

Segundo jato executivo Phenom 300 da Embraer voa pela primeira vez

Programa avança rumo à entrada em serviço da aeronave no segundo semestre de 2009.

São José dos Campos – O segundo jato Phenom 300 da Embraer, matrícula PPXVJ, decolou pela primeira vez no último dia 5 de agosto da pista de testes da Empresa, a maior da América do Sul, localizada na Unidade Gavião Peixoto. A tripulação foi composta pelos pilotos Jeirgem Prust e John Sevalho Corção, e o engenheiro de testes em vôo Leandro Bigarella. Antes do vôo, o avião concluiu várias horas de ensaios, tendo realizado, entre outros, testes para verificar a partida elétrica (electrical power-on, em inglês), o funcionamento dos motores e a integração dos sistemas.

“O programa Phenom 300 avança continuamente. A primeira e a segunda aeronaves são peçaschave para a campanha de certificação”, disse Henrique Langenegger, Diretor de Programas da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “A qualificação das nossas equipes de engenharia, aliada ao uso extensivo de tecnologia, com certeza apoiará o firme progresso do programa.” O primeiro Phenom 300 voou em abril passado e concluiu os testes de vibração em solo (Ground Vibration Test – GVT) no início do mês de junho. Com base nos resultados positivos obtidos, a aeronave realiza atualmente testes de desempenho aerondinâmico para definir a configuração aerodinâmica final. Paralelamente, o terceiro e o quarto Phenom 300 estão nas etapas de montagem e junção dos segmentos, respectivamente.

As campanhas de certificação e maturidade do Phenom 300 serão realizadas com uma frota de quatro aeronaves. As duas primeiras estarão equipadas com instrumentação completa e a terceira e a quarta aeronaves serão configuradas com o interior projetado em parceria com a BMW Group DesignworksUSA. Outros dois aviões serão utilizados para testes estruturais em solo (estático e de fadiga).

Perfil do jato Phenom 300 - O jato Phenom 300 é o melhor da sua classe. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desse jato. Com interior projetado em parceria com o BMW Group DesignworksUSA, a aeronave oferecerá aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em sua categoria. A sensação de ambiente agradável e relaxante é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em sua classe. Dentre as comodidades a bordo, destacam-se dois armários próximos à entrada da aeronave, um para casacos e outro para alimentos e bebidas (refreshment center, em inglês); um toalete traseiro com armário ou pia separado da cabine por uma porta rígida; comunicação via satélite; e um sofisticado sistema de entretenimento.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo da nova aeronave permitirão a operação por apenas um piloto. Empregando a experiência em projeto e engenharia da Embraer, o jato Phenom 300 será construído para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, o jato oferecerá um sistema brake-by-wire de freios de carbono com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.

Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy® oferece aos pilotos dos jatos Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado atual. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois Primary Flight Displays (Monitores Primários de Vôo, PFDs em inglês) e um Multi-Function Display (Monitor de Função Múltipla, MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta da tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

O Phenom 300 transportará até dez ocupantes. Os compartimentos de bagagem somam 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) de capacidade e acomodarão malas e equipamentos de golfe e esqui.

O jato será equipado com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canada, com 3.200 libras de empuxo cada. Com seis ocupantes, o alcance do Phenom 300 será de 3.334 km (1.800 milhas náuticas ou 2.071 milhas), incluindo reservas NBAA IFR (35 minutos de espera e alternativa de 100 milhas náuticas). O avião é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude, atinge velocidade máxima de Mach 0,78 e também é projetado para decolar em pistas curtas. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo a Manaus ou Santiago, no Chile; de Buenos Aires a Salvador; ou de Caracas, Venezuela, a Jacksonville, Estado da Flórida, EUA, ou às ilhas Bermudas, a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes. O Phenom 300 foi apresentado pela primeira vez (rollout) no dia 14 de abril de 2008 e realizou o primeiro vôo em 29 de abril. O jato deverá entrar em serviço no segundo semestre de 2009 e tem preço de US$ 6,65 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2005, na configuração básica, sem opcionais, para certificação FAA. | Site: www.EmbraerExecutiveJets.com.

Perfil - A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2008, a Embraer contava com 23.855 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 20,7 bilhões. | www.embraer.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira