Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 11:12

Novo NI LabVIEW 8.6 auxilia os desenvolvedores a superar os desafios da programação paralela e aumentar o desempenho de aplicações

Última versão do software, que está sendo anunciada hoje em Austin, Texas, durante o evento NIWeek 2008, possibilita aos usuários tirar melhor proveito das tecnologias Multicore, FPGA e Wireless.

São Paulo – A National Instruments acaba de anunciar o lançamento do LabVIEW 8.6, a mais nova versão da plataforma de software para Projeto Gráfico de Sistemas para aplicações de controle, teste e desenvolvimento de sistemas embarcados. Construído a partir da natureza inerentemente paralela da programação gráfica, o LabVIEW 8.6 oferece novas ferramentas para auxiliar engenheiros e pesquisadores a utilizar os benefícios de processadores multicore (dotados de múltiplos núcleos), tecnologia FPGA (Field-Programmable Gate Arrays – Matrizes de Portas Lógicas Programáveis) e comunicação wireless (sem fio).

Para tirar vantagem destas tecnologias, os engenheiros normalmente são forçados a trabalhar com múltiplas ferramentas, as quais não são projetadas para programação em paralelo. Usando a última versão do LabVIEW, os engenheiros agora contam com uma plataforma única para aumentar a produtividade de sistemas de teste e de controle que utilizam processadores multicore, reduzir o tempo de desenvolvimento de aplicações de controle embarcado, de alto desempenho, baseada em FPGA e que possibilita criar mais facilmente sistemas de medição distribuídos para adquirir dados remotamente.

“Para atender as necessidades de desempenho e eficiência de aplicações como controle de sistemas robóticos, teste de dispositivos wireless e projeto de veículos híbridos, os usuários devem ter a habilidade de rapidamente incorporar a seus projetos as mais novas tecnologias, tais como processadores multicore, FPGAs e comunicação wireless”, disse Dr. James Truchard, presidente, CEO e co-fundador da National Instruments. “O LabVIEW oferece o menor caminho para aplicar estas tecnologias usando programação paralela, enquanto oferece aos usuários a flexibilidade para definir suas soluções com otimizações específicas para cada aplicação”.

Alcance a Super Computação com Processadores Multicore - A oportunidade para ganhos de desempenho em sistemas de teste e medição aumenta à medida que os sistemas computacionais ganham mais núcleos de processamento. Expandindo a tecnologia multithreading integrada da plataforma LabVIEW, o LabVIEW 8.6 oferece desempenho de super computação através de funcionalidades de otimização multicore, que podem ajudar os engenheiros a processar quantidade crescente de dados de medições, uma real necessidade em aplicações de controle avançado e uma tendência para aumentar o desempenho de sistemas de teste.

Para isso, o LabVIEW 8.6 inclui mais de 1.200 funções otimizadas para análises avançadas, que oferecem processamento matemático e de sinais mais rápido em sistemas multicore para aplicações de controle e teste. As aplicações de visão também podem beneficiar-se de sistemas multicore usando funções inovadoras de processamento de imagem incluídas no Módulo NI Vision Development para LabVIEW 8.6, que automaticamente distribui conjuntos de dados através de múltiplos núcleos. Também, usando novas funcionalidades multicore, os engenheiros de teste podem desenvolver aplicações para testar dispositivos wireless até quatro vezes mais rápido com a mais nova versão do Toolkit NI Modulation para LabVIEW, e engenheiros de controle de sistemas podem realizar, de maneira paralela, a simulação de modelos até cinco vezes mais rápido com o Módulo Control Design and Simulation para LabVIEW 8.6. Além disso, é possível identificar melhor seções paralelas de código usando uma nova característica que reorganiza os diagramas de blocos do LabVIEW.

Acrescente tecnologia FPGA a uma aplicação – Não é necessária especialização em Projeto Digital - Com a programação intuitiva de fluxo de dados do LabVIEW, os engenheiros podem usar o Módulo LabVIEW FPGA e hardware de mercado baseado em FPGA como o NI CompactRIO para personalizar sistemas de medição e controle para aumentar desempenho em aplicações, tais como validação de semicondutores e controle avançado de máquina. O LabVIEW 8.6 continua a tornar FPGAs mais acessíveis aos desenvolvedores que não querem se especializar em linguagens de descrição de hardware (HDL – hardware description language) de baixo nível ou projeto utilizando componentes e placas de circuito impresso.

O LabVIEW 8.6 reduz mais ainda o tempo de desenvolvimento de aplicações baseadas em FPGA com novas funcionalidades que os engenheiros podem usar para programar controladores programáveis para automação, ou PACs (Programmable Automation Controllers), da família NI CompactRIO diretamente sem precisar programar separadamente o FPGA. Além disso, novas características de simulação reduzem o número de compilações que consomem tempo, validando uma aplicação FPGA em um PC desktop. O LabVIEW 8.6 também oferece novas funções de desenvolvimento e integração de IP (Intellectual Property), incluindo a nova função IP de Transformação Rápida de Fourier (FFT – Fast Fourier Transform) para funções de análise espectral em FPGA, o que aumenta o desempenho em aplicações como monitoramento de condição de máquina e teste de RF, bem como o novo Component-Level IP (CLIP) Node para facilmente importar IP existente ou de terceiros para o LabVIEW FPGA, ampliando ainda mais a plataforma LabVIEW.

Aquisição e análise de dados a partir de Sistemas Remotos com Tecnologia Wireless - À medida que a tecnologia wireless avança, os engenheiros têm a oportunidade de realizar medições em localizações isoladas. Usando a tecnologia wireless e o LabVIEW 8.6, os engenheiros podem estender aplicações de aquisição de dados em áreas como monitoramento ambiental e estrutural. A flexibilidade da programação gráfica do LabVIEW e grande oferta de produtos e infra-estrutura para redes Wi-Fi torna mais fácil incorporar conectividade wireless em sistemas de controle e medição, novos ou existentes, baseados em PC.

Com o suporte dos mais novos dispositivos wireless para aquisição de dados e drivers para mais de 20 sensores wireless de terceiros, o LabVIEW 8.6 simplifica a programação de sistemas de medição distribuídos com uma plataforma de software única. Os engenheiros agora podem configurar aplicações de aquisição de dados para usar hardware de aquisição de dados (DAQ) com comunicação sem-fio, NI Wi-Fi DAQ, sem fazer mudanças em seu código utilizando o LabVIEW 8.6. Novas ferramentas 3-D de visualização no LabVIEW 8.6 ajudam engenheiros a integrar medições remotas com modelos de projeto para acelerar sua validação.

Qualquer dispositivo que tenha aAcesso à Internet pode interagir com aplicações desenvolvidas em LabVIEW - Assim como a conectividade constante e acessibilidade entre pessoas e sistemas tornam-se predominantes, os engenheiros precisam ser capazes de usar a web para interagir com sistemas em qualquer localização e contam com uma grande variedade de dispositivos. Com o LabVIEW 8.6 podem converter aplicações LabVIEW em Serviços Web em PCs desktop e em hardware de tempo real. É possível acessar as aplicações a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet como smart phones e PCs. Por meio dessa funcionalidade, os engenheiros podem desenvolver interfaces de usuário remotas para suas aplicações LabVIEW usando tecnologias web padrão como HTML, JavaScript e Flash.

Leitores interessados em aprender mais sobre o LabVIEW 8.6 e ou fazer o download do software de avaliação podem visitar www.ni.com/labview86. A plataforma LabVIEW vem agora em DVD para fácil instalação e inclui um modo de avaliação para toda a plataforma LabVIEW incluindo Módulos e Toolkits.

Perfil da National Instruments - A National Instruments (www.ni.com) está revolucionando o modo como engenheiros e pesquisadores realizam o projeto, protótipo e implementação de suas aplicações embarcadas, de aquisição de dados ou de automação. A National Instruments oferece a seus clientes poderosas ferramentas de software como o NI LabVIEW e plataformas modulares de hardware com ótima relação custo-benefício, atendendo a mais de 25.000 empresas diferentes ao redor do mundo, onde nenhum cliente representa mais do que 3% e nenhuma indústria representa mais do que 10% do faturamento. Com sede em Austin, Texas, a National Instruments possui mais de 4.500 colaboradores e opera diretamente em aproximadamente 40 países. Durante os últimos 9 anos a revista FORTUNE nomeou a National Instruments como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos. No Brasil, a National Instruments está presente há 11 anos, seu escritório está localizado no estado de São Paulo e atende a toda a América do Sul e Caribe. | Sites: www.ni.com/nati ou www.ni.com/brasil.

.Web: www.ni.com/labview86 - NI CompactRIO, LabVIEW, National Instruments, NI, ni.com and NIWeek são marcas registradas da National Instruments. Outros nomes de produtos e empresas listados são marcas registradas e nomes registrados de suas respectivas empresas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira