Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 11:15

Datasul cresce 39% no segundo trimestre de 2008

A companhia celebra faturamento recorde de R$ 82 milhões e margem Ebitda de 23 %.

A Datasul SA (Bovespa: DSUL3), multinacional brasileira de software de gestão empresarial integrada, anuncia os resultados do segundo trimestre de 2008. Sua receita operacional líquida atingiu R$ 75 milhões, 39% maior que o mesmo período do ano anterior, com crescimento orgânico superior a 20%. A geração de margem Ebitda (lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciações e amortizações) alcançou 23%, ante 21,3% no mesmo trimestre de 2007, resultado dos contínuos ganhos de sinergias obtidos com a expansão e a alavancagem das operações. O Ebitda somou R$ 17,2 milhões, com expansão de 50% em comparação ao mesmo período de 2007. O lucro líquido ajustado totalizou R$ 13,4 milhões no trimestre, frente a R$ 8,8 milhões no mesmo período do ano anterior, o que representa um salto de 51%.

"Os números comprovam a assertividade de nossa estratégia de crescimento e gestão. Além disso, recentemente foi apresentada ao mercado uma proposta de unificação de Datasul com Totvs. A união das duas operações possibilitará o surgimento de uma operação mais competitiva, dada a complementaridade das vantagens estratégicas de ambas as companhias, podendo resultar em uma estrutura mais eficiente, com potencial de crescimento de vendas e de economia nas despesas combinadas, além de possibilitar o aumento da rentabilidade da operação unificada", destaca Mônica Molina, diretora de relações com investidores da companhia.

No período, a receita recorrente representou 72% e totalizou R$ 54 milhões, somando-se a manutenção mensal com subscrição, o que contribui para a estabilidade de geração de caixa. A receita líquida de licença de uso foi de R$ 11 milhões, 16% maior que o mesmo trimestre do ano anterior, já que parte das novas vendas ocorreu na modalidade de subscrição. O caixa líquido gerado pelas operações foi positivo e, ao final deste trimestre, o saldo de caixa da companhia totalizava R$ 108,9 milhões.

A companhia encerrou o segundo trimestre de 2008 com 3.500 clientes ativos, 21% superior ao total do mesmo período em 2007, e 73 franquias, ante 53 no segundo trimestre do ano passado. Foram criadas 10 franquias destinadas a comercializar soluções especialistas, sejam elas horizontais - fiscais e serviços de TI - ou verticais - agroindústria, saúde e serviços financeiros.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento totalizaram R$ 9 milhões, representando 12,5% da receita operacional líquida, em linha com a média histórica. Concentraram-se principalmente nas empresas adquiridas, nos produtos localizados para os demais países da América Latina e na nova geração de produtos Datasul By You, software de gestão empresarial que pode ser acessado em qualquer lugar do mundo, via internet.

O lançamento do Datasul By You, utilizando-se das tecnologias e conceitos mais avançados do mercado, as modalidades alternativas de entrega de soluções e o fortalecimento de seus canais de distribuição visam a manter e potencializar as vantagens competitivas da Datasul.

Durante o segundo trimestre de 2008, a receita líquida de subscrição foi de R$ 16,1 milhões, frente aos R$ 2,6 milhões no mesmo período do ano anterior, uma expansão de 525%. Essa linha de receita é constituída pelas vendas do Datasul Start (solução para pequenas e médias empresas), aquelas prestadas na modalidade ASP (Application Service Provider) e SaaS (software como serviço), aluguel de software, além de parte das receitas da Datasul Educação Corporativa, da YMF, da Tools e da Soft Team. Nessas modalidades, as licenças de uso, manutenção e serviços agregados são convertidas em mensalidades e reconhecidas ao longo de todo o contrato, transformando-se em receita recorrente. "Este resultado comprova a demanda por soluções no modelo de software como serviço", finaliza Mônica Molina.

Perfil da Datasul - A Datasul é uma multinacional brasileira, pioneira no desenvolvimento e comercialização de soluções integradas de softwares, com 30 anos de presença de mercado e líder entre as fornecedoras nacionais de sistemas completos para o segmento de empresas de grande e médio porte, com 18,7% de participação neste mercado.

O modelo de negócios da companhia está estruturado num sistema de franquias, formado pela corporação e suas subsidiarias, por nove franquias de desenvolvimento (FDES) e 64 franquias de distribuição (FDIS).

O portfólio da Datasul é composto por ERP (Enterprise Resource Planning), soluções para HCM (Human Capital Management), BI (Business Intelligence), ECM (Enterprise Content Management), B2B (Business to Business), CRM (Customer Relationship Management). A companhia também oferece outsourcing, educação corporativa e sistemas para verticais de serviços financeiros, de agroindústria e de saúde.

Seus quase 4 mil profissionais - incluindo as equipes das empresas recém-adquiridas Informenge, Meya, Próxima, Ilog, YMF, Soft Team, Gens, Tools e Tech Solutions - e as operações na Argentina, Chile, Colômbia e México atendem uma base de aproximadamente 3.500 clientes em toda a América Latina e Estados Unidos.

A companhia conta com a parceria tecnológica dos principais players mundiais: Adobe, IBM, Microsoft, Progress e Salesforce.com e integra o segmento de práticas diferenciadas de governança corporativa da Bovespa, Novo Mercado, tendo suas ações negociadas sob o código "DSUL3".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira