Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Milho em Alta: Depois da soja, produtores rurais do Mato Grosso se preparam para os novos desafios do mercado externo


São Paulo- Desde a implantação do G30, grupo com mais de 30 produtores rurais da cidade de Lucas do Rio Verde, a crise na agricultura brasileira enfrentada nas últimas safras já faz parte do passado. O município com pouco mais 3 mil Km² de área territorial, no interior mato-grossense, que é responsável por 1% da produção nacional de grãos, tem alcançado o mercado internacional. Depois das negociações e vendas da soja, é a vez do milho assumir o espaço.

Neste período do ano (fevereiro/março), produtores da região estão vivenciando a fase do plantio com sorriso estampado no rosto e aproveitando a fase para as negociações com o mercado interno e externo para deixar tudo pronto para a entrega do grão a partir de julho, período da safra.

O G30 que é liderado por produtores que há mais de vinte anos cultivam soja e milho e atualmente possuem cerca de 40 mil hectares de plantio foi criado pela Boriola Consultoria.

De acordo com o consultor financeiro, Cláudio Boriola, idealizador do projeto, devido ao sucesso alcançado na comercialização dos produtos, as negociações das próximas etapas já podem ser comemoradas. “Estamos otimistas por todo o trabalho desenvolvido pela minha equipe em prol ao G30. Infelizmente o produtor rural não pode contar nos dias de hoje com a ajuda da iniciativa pública, é lastimável que o Governo não saiba valorizar o setor primário da economia brasileira. Porém, todas as metas que traçamos estão sendo alcançadas, e podemos comemorar o fechamento das vendas para as próximas safras ao mercado externo”, conclui.

Graças à adoção de novas tecnologias na fabricação principalmente do etanol os Estados Unidos terão que desenvolver o produto a partir de celulose, já que produzir álcool de milho é uma coisa muito árdua, além de importar imensas quantidades do produto, deverão produzir em 2.010 cerca de 17,3 bilhões de litros por ano. Na mesma época, a produção americana deverá exceder os 20 bilhões de litros do combustível. Sendo assim para que possam atingir esta meta, diminuem a produção de soja e o milho, melhorando as condições de produção e venda do mercado brasileiro.

Além de se tornarem o maior produtor de etanol, os Estados Unidos têm como meta serem os maiores consumidores do produto, como parte do plano de diversificar a matriz energética do país.

Segundo o gerente comercial da Boriola Consultoria, Paulo Soubhia Hachul, o G30 tem buscado negociar com o mercado interno e externo e as negociações são sempre visando as vendas em grandes quantidades, uma vez que desta forma os preços caem e facilitam a comercialização direta. "O nosso objetivo é acabar com cartéis, equilibrar o mercado e propiciar bons resultados tanto para o produtor quanto para o comprador".

A líder dos produtores rurais que fazem parte do G30, Jussara Morandini, explica que a Boriola Consultoria foi fundamental para que as negociações se realizassem com tamanha agilidade e um resultado de valor imenso para os homens calejados do campo. ”As esposas e os filhos dos agricultores acompanharam toda essa ajuda com os olhos radiantes de alegria, o sorriso largo de todos faz com que o trabalho final seja uma Benção de Deus".

O despachante aduaneiro contratado pela Boriola Consultoria, trata de todos os procedimentos burocráticos que envolvem a exportação do G30, e diz estar surpreso com o sucesso nas negociações. "Eu sabia que tinha tudo para dar certo, só não esperava um retorno tão rápido como foi, se continuar do jeito que está à agricultura brasileira vai voltar a ser uma grande vitrine para o mercado internacional", diz Rodrigues. | .Por: Boriola Consultoria

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira