Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 11:29

Gestão nos negócios e espírito empreendedor é receita de sucesso das pequenas e médias empresas

Ao abrir um negócio por vocação e se preocupar com a gestão, empreendedores aumentam a chance de sucesso.

Empresários que investem na gestão de seus negócios e se conscientizam da necessidade de se especializarem em uma área que não é de sua formação tem conquistado excelentes resultados. É o que revela a pesquisa da GEM - Global Entrepreneurship Monitor - que já desenhou o perfil do empresário brasileiro como o de um empreendedor nato.

O estudo internacional classifica o Brasil como o 9º maior empreendedor do mundo. Coordenado pela inglesa London Bussiness School e a americana Babson College, o estudo é desenvolvido no Brasil desde 2000.

Os levantamentos feitos nos últimos tempos mostram que a situação das pequenas e médias empresas tem avançado no Brasil. Segundo outro estudo feito pelo Sebrae e o instituto Vox Populi, o índice de sobrevivência destas empresas aumentou. Dado de 2005 revela que em média 78% das empresas sobrevivem aos cinco primeiros anos.

É o caso da Maria Bonita Filmes. Com cinco anos de vida, a produtora é presidida pelos sócios Robério Braga, Lô Polliti e Dudu Venturi atuando em produções de filmes publicitários. Há um ano criaram a Maria Bonita Coisas, divisão de conteúdo, entretenimento e novas mídias da Maria Bonita Filmes. Os diretores com formação em audiovisual investiram na gestão e tiveram que se especializar em outras áreas como: administração e contabilidade. "O planejamento prévio foi fundamental para o sucesso de nosso negócio". Para Dudu, é preciso juntar vários aspectos, como seguir um detalhado plano de negócios, fazer cursos para administrar corretamente, entender dos custos e finanças da empresa e conhecer os benefícios na legislação.

O produtor musical, Serginho Rezende também é um caso de sucesso. Diretor da produtora Comando S Audio, que completa 4 anos agora em agosto, afirma que é um conjunto de fatores que garante a continuidade de um negócio. "O empresário que tem um espírito empreendedor está sempre cuidando da organização, investindo em profissionais especializados, delegando tarefas, definindo metas e andando sempre um passo a frente do que o cliente espera e o mercado exige", diz Rezende.

Eduado El Kobbi, sócio-deretor da agência Fess'Kobbi afirma que os empresários precisam ter uma visão geral de tecnologia e logística, assim como conhecer bem o mercado que explora. "Estes temas precisam fazer parte dos negócios. É uma necessidade na vida do empresário estar cada vez mais profissionalizado, informatizado e preocupado com a gestão, novas estratégias e, principalmente, com o marketing", afirma. Atuando no mercado de comunicação nas áreas de fotografia, cinema e publicidade há mais de 15 anos, Kobbi afirma que a concorrência globalizada tem obrigado o empreendedor a ser tornar mais competitivo e buscar cada vez mais segmentar sua atuação mirando o público final.

Segundo Sebrae entre os fatores de sucesso das empresas, em 2005, aparecem capacidade empreendedora (82%), criatividade (44%), persistência (46%) e aproveitamento de oportunidades (34%).

"Cada vez mais brasileiros abrem o próprio negócio não por necessidade, mas por vocação empreendedora", finaliza Dudu Venturi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira