Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 11:46

LIDE completa cinco anos de sucesso com 502 empresas associadas

O Grupo representa 43% do PIB Nacional e é formado por empresas com faturamento anual mínimo de R$ 200 milhões, que apóiem ao menos um programa de responsabilidade social e tenham postura ética e respeito ao meio ambiente.

Fundado em 2003, com 112 empresas associadas, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais completa em 2008 cinco anos de atuação, registrando crescimento de 500%. Atualmente, são 502 empresas associadas, que representam 43% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Além disso, o LIDE ampliou sua atuação com a criação do seu braço social, o LIDE EDH – Empresários pelo Desenvolvimento Humano; do LIDEM – Grupo de Mulheres Líderes Empresariais; do LIDE RIO, a primeira versão regional do LIDE; o JLIDE - Jovens Líderes Empresariais, e em maio de 2008, o LIDE SUL.

“Networking, troca de experiências e de conhecimento, aprendizado e novas amizades. Esses são alguns dos muitos presentes com que o LIDE tem nos brindado nos últimos anos. A mim e a tantos outros executivos, que com certeza encontraram nesse Fórum um espaço para o crescimento profissional e pessoal. Que possamos juntos celebrar um país melhor, mais humano, mais justo, mais sustentável”, declara Chieko Aoki, presidente do Blue Tree Hotels e do LIDEM - Grupo de Mulheres Líderes Empresariais, sobre os 5 anos do LIDE.

“Ao longo de seus cinco anos de existência, o LIDE vem agregando líderes empresariais em torno do debate dos grandes temas nacionais, da boa governança corporativa, da ética e dos princípios democráticos. Em tão pouco tempo, o LIDE tem uma espetacular história de sucesso e reúne as principais expressões do meio empresarial brasileiro, como nenhum outro movimento conseguiu fazer, e é o retrato da força e do empenho da livre iniciativa no país. Somente a competência de João Doria Jr. e de sua talentosa equipe poderiam motivar a conquista de resultados tão sólidos para o LIDE e para o Brasil. Estamos todos de parabéns!”, afirma Elcio Anibal de Lucca, presidente da Serasa, empresa associada ao Grupo.

Comitê de gestão - O LIDE conta com um comitê de gestão composto por oito empresários: Edson Bueno, presidente do Conselho da Amil; Afonso Celso dos Santos, presidente da Avis; André Martins, presidente da VB Serviços e do JLIDE – Jovens Líderes Empresariais; Chieko Aoki, presidente do Blue Tree Hotels e do LIDEM - Grupo de Mulheres Líderes Empresariais; Francisco Mazzuca, diretor-geral da FGV; Osmar Zogbi, presidente da EAZ Participações e do LIDE EDH – Empresários para o Desenvolvimento Humano; Paulo Zottolo, presidente da Philips; Roberto Lima, presidente da Vivo, e Roger Ingold, presidente da Accenture. Na presidência do Comitê está João Doria Jr., presidente do LIDE e da DORIA Associados.

Em agosto de 2007 foi constituído o Advisory Board do LIDE, com a participação de ex-integrantes do Comitê de Gestão. Marcos Magalhães, da Philips, Fernando Meirelles, da FGV, e Mario Fleck, da Rio Bravo, são os primeiros integrantes do conselho consultivo. A experiência de cada um desses empresários continuará contribuindo em benefício do Grupo de Líderes Empresariais.

Eventos - “O relacionamento é hoje um fator decisivo na vida empresarial e esse é um dos grandes resultados dos encontros. Neles, os executivos têm a oportunidade de trocar experiências, discutir assuntos com o poder público e privado”, ressalta João Doria Jr. O LIDE realiza três grandes eventos anuais: Family Workshop, Fórum Empresarial e Meeting Internacional, que este ano acontecerá entre 08 e 12 de outubro, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa – Portugal, e vai discutir os temas: “Telecomunicação: fator de Desenvolvimento e Integração Social” e “Bionergia e a Redução da Poluição Ambiental”.

O objetivo do 13º Meeting é fomentar o debate entre as lideranças empresariais brasileiras, políticos e representantes do poder público do Brasil e de Portugal para ampliar as bases de intercâmbio comercial, econômico, científico e cultural entre os dois países. Discutir temas de interesse econômico, corporativo e comunitário, estimular a promoção de negócios, fortalecer a governança corporativa, promover, atualizar e aperfeiçoar o conhecimento empresarial, estreitar relacionamentos empresariais e pessoais, defender programas de responsabilidade ambiental, apoiar programas de responsabilidade social e fomentar a difusão cultural.

Mensalmente, o LIDE promove Almoços-Debates, que reúnem seus associados para debater com representantes e autoridades do Poder Público. Este ano, os Almoços-Debates tiveram a presença de Jaques Wagner, governador da Bahia; Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura; e no final do mês, os associados assistirão à explanação de Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, sobre “O Desafio Energético do Brasil”. Também são realizados os Seminários LIDE, que têm o objetivo de debater os grandes temas nacionais no meio empresarial. Os convidados deste ano foram Paulo Castro, diretor-geral do Terra Brasil; e Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo.

O LIDE incluiu este ano em seu calendário dois novos eventos: o LIDE Gastronomia, que tem como objetivo valorizar a integração que a gastronomia proporciona para fazer amigos e negócios, e o 1º LIDE Esportes, que reuniu os associados do LIDE, no Estádio do Pacaembu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira