Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 13:29

Expansão do Porto de Santos será tema de Fórum Nacional

Presença do ministro Pedro Brito e do senador Aloizio Mercadante

O ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Porto, falará sobre Avanços com a criação da SEP e marco regulatório portuário no dia 11 de agosto (segunda-feira), durante o Fórum Nacional para Expansão do Porto de Santos – Santos Export 2008, no Hotel Jequitimar, no Guarujá. Especialistas da área de porto confirmaram presença ao debate. O senador Aloizio Mercadante fará a palestra de abertura “Plano de Aceleração do Desenvolvimento do Porto de Santos, às 10 horas.

Detectar os gargalos e proporcionar discussões com especialistas no sistema portuário visando novas soluções e melhor integração dos agentes envolvidos e debater a expansão do porto são o foco do Fórum Nacional para a Expansão do Porto de Santos, marcado para esta segunda (11), no Hotel Jequitimar, no Guarujá, das 9 às 18 horas.

Debatedores de diferentes setores da sociedade estarão presentes ao Santos Export 2008 para discutirem o tema. Entre eles, Pedro Brito, ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos; o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa; Sérgio Aquino, secretário de assuntos portuário de marítimos de Santos, além de diretores representantes de empresas diretamente ligadas à operação do Porto.

Para o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial dos Portos, Santos é o maior e mais moderno complexo portuário da América Latina o Porto de Santos e prioridade da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República: “Santos acompanhou diversas mudanças, atravessou todos os ciclos de crescimento econômico do país, até chegar ao período atual de amplo uso dos contêineres sendo hoje responsável por 29% de toda a movimentação de carga do fluxo do comércio exterior. Vejo portanto, nesse tipo de evento, a oportunidade de debater sobre o porto que temos a intenção de transformar em uma referencia de uma organização de classe mundial.”

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, afirma que a expansão do Porto de Santos é fundamental para o futuro do Brasil, e tal fato representa uma realidade reconhecida por todos. Entretanto, faz uma ressalva: “É importante a conscientização geral quanto à necessidade do envolvimento do Poder Público Municipal nesse processo. A expansão portuária depende de nova legislação, a ser definida pelo Poder Público Municipal com a participação dos Conselhos locais, especialmente os de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente.”

Sérgio Aquino, secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, vai participar do painel sobre Harmonização dos Agentes Públicos do Sistema Portuário . Para ele, o Porto de Santos já está no centro dos debates logísticos de comércio exterior do País: “É uma realidade, mas eventos como o Santos Export sempre ajudam a equacionar melhor os problemas e trazem idéias para o planejamento de ações futuras. Podemos dizer que os painéis e as discussões das outras edições do evento certamente ajudaram com propostas que foram concretizadas. O principal problema do porto de Santos continua sendo a fluidez, mas o ministro Pedro Brito, na Secretaria Especial de Portos, está atendo a essa demanda e desde sua posse várias medidas benéficas já foram tomadas”, afirma.

O patrocínio do evento é da Fertimport, Libra Terminais, Santos Brasil, Tecondi, Fosfertil, Deicmar, Brasil Terminais Portuários, Grupo Rodrimar, T-Grão Cargo e Marimex, além do apoio das prefeituras da região, Unisantos, porto de Santos e AMA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira