Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 13:46

Construindo o futuro

Phisalia redesenha gestão e consolida processo de sucessão.

A Phisalia Produtos de Beleza começa uma nova etapa em sua história de sucesso. Com 34 anos de atuação no mercado de higiene pessoal, a empresa amadurece seus planos de crescimento, reforça time executivo e abre espaço para a liderança da segunda geração. Definido seu core business no mercado de higiene pessoal para o público infantil, a empresa caminha agora para a conquista de novos desafios, como a consolidação de suas marcas nos mercados em que já tem uma boa resposta dos consumidores, ampliação de sua malha logística no mercado interno, formação de um conselho de administração mais estratégico e internacionalização das marcas.

Um projeto ambicioso, mas muito bem estruturado e definido a partir de uma base sólida, construída ao longo dos últimos anos, passando pela implementação de mudanças traçadas por consultorias profissionais e preparação dos herdeiros em setores e competências que o negócio da família e a própria evolução deste mercado exige a cada momento.

As mudanças seguem as diretrizes do que se implementa, normalmente, em um processo de governança corporativa. “A estrutura de reorganização da gestão e as mudanças adotadas seguem etapas planejadas, preparando-nos para uma profissionalização cada vez maior e nos capacitando a ter um grau muito maior frente ao ambiente de negócios em que estamos inseridos”, explica Carlos Ará, fundador da empresa e que passa a integrar o Conselho Administrativo da Phisalia, transferindo para Eduardo Amiralian, seu filho e que há 12 anos atua na empresa, a direção geral do negócio a partir de agora.

Um passo a frente - A profissionalização das empresas familiares e o desenvolvimento de planos sucessórios têm sido pautas recorrentes no meio empresarial no momento, por conta da globalização e impulsionada pela mudança do cenário econômico do país. Porém, o tema é mais presente nas médias e grandes empresas, para quem o adiamento dessas soluções pode comprometer a perenidade do próprio negócio.

Para uma empresa do porte da Phisalia Produtos de Beleza, com 110 colaboradores e que prevê um faturamento em 2008 de R$ 30 milhões, esse tipo de iniciativa não é tão comum. Seu fundador, Carlos Ará, considera importante conduzir a empresa a um modelo de gestão cada vez mais moderno e que há muito despertou para a importância de buscar ajuda profissional para assessorá-los tanto nas questões empresariais quanto nas questões familiares, fundamentais e que causam impacto, sem nenhuma dúvida, na via da empresa.

Nesse caminho, Carlos Ará e os quatro filhos – todos atuantes hoje na empresa -, há muito decidiram encarar esse assunto de frente. Todos passaram a discutir esse processo e a prepararem-se, cada um em sua área de maior vocação e interesse, para que essa transição pudesse ocorrer de uma forma tranqüila e segura para todos. Prontos para uma nova fase, a Phisalia investiu em novos talentos, reforçando seu capital intelectual em algumas frentes – como área financeira, comercial e marketing. Em paralelo, abriu novas frentes de distribuição e reforçou o time comercial, realinhou e ampliou mix de produtos e, agora, com uma estrutura de ponta a ponta alinhada para esta finalidade, anuncia como novo diretor geral Eduardo Amiralian, que até então respondia pela diretoria comercial.

Novos tempos - “Consolidar nosso processo de profissionalização de gestão e conduzir a empresa a um novo ciclo de crescimento são os meus maiores desafios no momento”, declara Eduardo Amiralian. Com três marcas próprias – Banho de Bebê, Trá Lá Lá Kids e Joanita - , a empresa detém 8% do mercado interno na categoria shampoo infantil e 9,7% em condicionador infantil e está presente em mais de 5.000 pontos-de-venda em todos os estados do Brasil, além de Portugal, Inglaterra e Argentina. A meta da Phisalia é aumentar, gradativamente, sua receita com exportações em 5% ao longo dos próximos cinco anos e atingir um faturamento total de aproximadamente R$ 50 milhões até 2012.

Abrir participação em outros mercados, prioritariamente em outros pontos de América Latina e Europa também estão nos planos de curto e médio prazo do novo diretor.

Além do crescimento orgânico a empresa está atenta a novas oportunidades no mercado. || www.phisalia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira