Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 13:53

Fevest 2008 expõe trabalho de tecelagem em plástico da cooperativa Teias da Serra

Algumas empresas já estão ajudando a diminuir os impactos contra o meio ambiente aderindo às ecobags, sacolas ecologicamente corretas. Mas os tradicionais sacos plásticos, que ainda circulam no comércio, ganham nova função nas mãos de 30 mulheres, de idade que varia de nove a 90 anos, integrantes da cooperativa Teias da Serra, de São Pedro da Serra, e viram colchas, almofadas, bolsas e chapéus, tecidos a mão com a mesma técnica do tricô aplicada em fio plástico, como substituto da linha de lã ou algodão. Uma alternativa para reutilizar o material e garantir uma renda a mais para essas pessoas.

O processo inusitado começa com o recolhimento de sacolas plásticas de mercados que são reutilizadas no desenvolvimento de novelos formados por uma linha de pequenos elos de plástico. “Queremos chamar a atenção não só para o trabalho das mulheres da região como também para a importância de se adotarem medidas em prol do nosso planeta”, diz Cecília Castro Pinto, fundadora da cooperativa, existente há pouco mais de dois anos. Ela, que também é artista plástica, ressalta que as peças, apesar de confeccionadas em plástico têm design de primeira linha.

Os trabalhos criativos e ecologicamente corretos de tecelagem em plástico da cooperativa foram expostos na 16ª edição da Fevest – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima –, que aconteceu de 5 a 8 de agosto, em Nova Friburgo (RJ).

A feira recebeu 18 mil visitantes cerca de dois mil compradores, as exportações dobraram com relação ao ano anterior, com resultados foram acima do esperado.

O Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região apresentou um aumento de 34% nos empregos e de 30% no número de empresas do segmento têxtil e de confecções em todos os municípios que compõem o Pólo (Nova Friburgo, Cantagalo, Cordeiro, Bom Jardim e Duas Barras). O Pólo é formado por cerca de 900 empresas voltadas para o mercado de moda íntima, praia e fitness.

Hoje o Rio de Janeiro é o segundo maior exportador do segmento no país, ficando atrás somente de S'aomPaulo.Nova Friburgo é um dos grandes responsáveis pelos bons resultados do Estado, e o Fórum de Tendências Senai Moda é único no mercado brasileiro de feiras e foi criado nos mesmos moldes das principais feiras internacionais do setor.

Juntas, as 900 empresas dos municípios do Pólo, geram mais de 20 mil postos de trabalho e produzem, aproximadamente, 114 milhões de por ano, o equivalente a cerca de 25% da produção nacional.

A novidade deste ano foi o Espaço Novos Empreendedores que tem o objetivo de incentivar o empreendorismo. Dessa maneira, possibilita que confecções com até 15 funcionários possam participar da feira e mostrar o trabalho desenvolvido.

A Fevest é realizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest) e Associação das Indústrias da Moda de Nova Friburgo e Região (Afinco), e é promovido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), pelo Sebrae/RJ e pelo Conselho da Moda. A feira conta com o patrocínio do Banco do Brasil e o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Conselho da Moda, Programa Texbrasil, Apex-Brasil e da Prefeitura de Nova Friburgo. A feira é organizada pela Fábrica de Idéias. || Site: ww.fevest.com | [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira