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A Prysmian Brasil encerra 2006 com excelentes resultados


A marca que substituiu um ícone do segmento de energia e telecomunicações, a Pirelli Cabos, mostra excelente desempenho com o novo nome.

A Prysmian, o nome que sucedeu o da Pirelli Cabos, terminou o último ano plena de vigor com relação à receptividade com que o mercado a acolheu. Um pouco mais de um ano após o lançamento do novo nome, resultado da transferência acionária mundial da unidade de cabos da Pirelli para o Grupo Goldman Sachs, a nova empresa, que já nasceu com mais de 130 anos de experiência e líder absoluta nos mercados de cabos e sistemas de energia e telecomunicações, apresentou resultados surpreendentes.

A inauguração de mais uma unidade industrial no Brasil, na cidade capixaba de Vila Velha, que consumiu mais de R$ 80 milhões de investimentos e o lançamento de uma tecnologia inédita na América do Sul para testar redes elétricas de alta tensão que custou a empresa o equivalente a R$ 3 milhões, além de investimentos pesados em novas tecnologias e desenvolvimento de produtos, são apenas alguns dos exemplos que comprovam o sucesso da nova empresa em solo brasileiro.

O incremento registrado no faturamento de 2006 foi fruto de diversos motivos, entre eles, a elevação no preço das commodities, notadamente o cobre, alumínio e derivados do petróleo, e o aumento do volume de vendas no mercado interno. “O crescimento nas vendas para o mercado interno é, entre outros motivos, graças à redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI – dos insumos destinados a construção civil aprovado pelo governo no primeiro semestre do último ano e que foi amplamente apoiado pela Prysmian”, explica Armando Comparato Junior, presidente da Prysmian na América do Sul.

A nova fábrica de Vila Velha, localizada estrategicamente próxima às principais áreas de extração de petróleo do Brasil e que iniciou suas atividades no último trimestre de 2006 também cooperou para o crescimento da Prysmian no ano passado. Toda a produção da nova unidade industrial é destinada à fabricação de cabos umbilicais – utilizados no processo de extração de petróleo em águas profundas – que são fornecidos para um dos principais clientes da empresa, a Petrobrás.

Outro investimento de grande significado foi do departamento de Marketing da companhia para trabalhar a mudança de marca em todo Brasil. “Investimos em publicidade nas principais revistas dos setores de construção civil e eletro-eletrônico, em spots durante a programação de diversas emissoras de rádios nacionais, utilizamos mídias alternativas e participamos das principais feiras do segmento”, comenta Comparato.

Novos contratos foram firmados com concessionárias de energia elétrica, que serão abastecidas com cabos subterrâneos Prysmian e ainda terão suas redes de energia testadas pela nova tecnologia da empresa. Trata-se de um laboratório móvel equipado com um transformador ressonante montado sobre um caminhão semi-reboque especial com capacidade para testar cabos de até 400kV em tensão alternada. “A Prysmian é hoje a única empresa do setor de energia que oferece este tipo de prestação de serviço aos seus clientes de toda a América do Sul. A unidade móvel de testes é a forma que encontramos de levar às concessionárias de energia e empresas uma avaliação das linhas de transmissão de alta tensão de maneira segura, sem nenhum tipo de risco”, complementa Comparato.

A nova marca já viveu, no biênio 2005 / 2006, o lançamento de quatro produtos inéditos para o segmento de energia: cabos Gsette com a inovadora tecnologia Iristech, os cabos AirGuard para ambientes agressivos, o cabo Superastic e uma nova linha de emendas contráteis a frio para cabos de média tensão, as emendas Ecospeed. Para 2007 são esperados mais três novos produtos inovadores.

No mercado de Telecomunicações, a Prysmian é o principal fornecedor de cabos telefônicos convencionais e ópticos do Brasil. Mesmo com a situação delicada vivida pelo segmento, a Prysmian tem apresentado boa performance no setor “O negócio de Cabos para Telecomunicações passa por um momento estagnado, de pouco crescimento. Mas, em futuro não muito distante, podemos prever uma retomada do setor com o crescimento da utilização de banda larga com fibras ópticas”, aposta Comparato.

Perfil Prysmian - Nova Empresa, Nova Marca, Com 130 Anos De Experiência - Desde 1870, quando surgiu na Itália, sua terra natal, a empresa se ocupou em desenvolver cabos e sistemas de energia e de telecomunicações, caminhando rapidamente para a liderança mundial que ocupa até os dias de hoje. A experiência adquirida nestes mais de 135 anos de atividade industrial, acompanhando cada passo do crescimento da utilização da energia elétrica e das telecomunicações no mundo, trouxe-a também à América do Sul, onde se instalou em 1929, com a primeira fábrica de cabos em Santo André, na Grande São Paulo. Assim foi o caminho da Pirelli, seu nome até setembro de 2005, quando passou a chamar-se Prysmian Cables & Systems.

Seu desempenho como empresa tornou-a uma das mais significativas presenças na América do Sul. Seus produtos passaram a ser referência de qualidade e tecnologia, consolidou-se sua importante rede de distribuição e o mercado retribuiu com um dos maiores índices de respeito e fidelidade de que se tem notícia, no segmento em que atua.

Em julho do ano de 2005 foi concretizada a venda da atividade de cabos energia e telecomunicações pela Pirelli em todo o mundo para a Goldman Sachs, importante grupo financeiro, constituindo-se a Prysmian Cables & Systems.

A nova Prysmian é uma empresa que já nasceu líder de mercado nos setores de cabos e sistemas de energia e de telecomunicações, com 54 fábricas distribuídas em 20 países, 12 mil funcionários e faturamento no ano de 2005 de € 3,8 bilhões.

Atua industrialmente na produção de cabos, acessórios e serviços direcionados para os segmentos de transmissão e distribuição energia elétrica, construção civil, indústria em geral, para o setor automobilístico, extração de petróleo, telecomunicações e transmissão de dados.

No Brasil, com seis fábricas localizadas em Santo André, Sorocaba (três delas) e Jacareí, no estado de São Paulo e a nova unidade inaugurada em Vila Velha, Espírito Santo, em operação desde o final do último ano, mantém um quadro superior a 900 funcionários diretos, responsáveis pela produção de aproximadamente 50 mil toneladas de cabos de energia e telecomunicações por ano.

Na Argentina conta com duas fábricas localizadas na Capital Federal e na Província de Buenos Aires, com mais de 260 funcionários.

Foto: Ao centro o governador do Espirito Santo, Paulo Hartung e Armando Comparato Junior, presidente da Prysmian na América do Sul com o vice-presidente Mundial da Prysmian, engenheiro Fábio Romeo e dezenas de convidados, empresários e autoridades, no decerramento da placa inaugural da Unidade Prysmian em Vila Velha (ES) | Crédito: Divulgação/Prysmian

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