Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 14:38

Eleição do patrono

27ª Feira do Livro de Brasília ainda está com votações abertas para a eleição do patrono desta edição.

Brasília – Quem quiser ainda pode ajudar a Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF) a eleger o patrono da 27ª Feira do Livro, que acontece de 29 de agosto a 7 de setembro, na área externa do Pátio Brasil Shopping.

Entre os candidatos estão Antônio Miranda, Joanyr de Oliveira, Jô Oliveira, Lucília Helena do Carmo Garcez, Margarida Patriota, Napoleão Valadares e Stella Rodopoulos. Para votar, basta acessar o site www.camaradolivrodf.com.br e fazer a sua escolha.

Perfil dos candidatos:Antônio Miranda é maranhense, membro da Academia de Letras do Distrito Federal e diretor da Biblioteca Nacional de Brasília desde 2007, além de professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (UnB). É também doutor em Ciência da Comunicação, pela Universidade de São Paulo.

Joanyr de Oliveira é mineiro, escritor pioneiro de Brasília, bacharel em Direito e jornalista. É poeta, cronista, contista e antologista. Entre as suas obras, estão Poetas de Brasília (1962); Antologia dos poetas de Brasília (1971); Antologia da nova poesia evangélica (1978); Brasília na poesia brasileira (1982); Poesia de Brasília (1998); e Poemas para Brasília (2004).

Jô Oliveira é pernambucano, formado em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, foi premiado no Festival de Curta-Metragem do Rio de Janeiro, em 1968. Também é formado em Programação Visual pela Escola Húngara de Artes de Budapeste. Seu acervo é composto por ilustrações de livros infantis, álbuns com linogravuras e audiovisuais, entre outros elementos.

Lucilia Helena do Carmo Garcez é mineira, foi professora de Letras na Universidade de Brasília (UnB). É mestre em Literatura e doutora em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica (Puc) de São Paulo. Em Lisboa, estudou no Instituto Camões. Além de consultorias nas áreas de Educação e Leitura, tem se dedicado à produção de obras para o público infantil e infanto-juvenil.

Margarida Patriota é carioca, estudou no Colégio Nossa Senhora de Sion, no bairro das Laranjeiras. Filha de diplomata, morou na Suíça, nos Estados Unidos e na América Central. Formou-se em Jornalismo na Barnard College, da Universidade de Colúmbia, em Nova York. No Canadá, realizou seu mestrado e doutorado em Literatura Francesa. Em 1976, ao retornar para o Brasil, ingressou no Departamento de Letras da Universidade de Brasília (UnB), onde atuou como professora.

Napoleão Valadares é mineiro, romancista, contista e membro da Associação Nacional de Escritores, da Academia de Letras do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal. Entre suas obras estão “Os personagens de Grande Sertão: Veredas (1982)”; “Dicionário de Escritores de Brasília (1994)”, “Resposta às cartas chilenas (1998)”; e “Campos Gerais (2004)”.

Stella Rodopoulos é carioca, pelo conjunto da obra infantil, recebeu a comenda Carlos Gomes. E pelo conjunto de toda a obra, foi condecorada com o Troféu Johan Sebastian Bach e com a medalha de ouro pela Academia Internacional de Lutéce, na França. Pertence à Casa do Poeta Brasileiro, seção Brasília, à Academia de Letras e Música do Brasil (Almub), à Academia de Letras de Brasília e ao Sindicato dos Escritores do DF.

Parceiros e apoiadores - A 27ª Feira do Livro de Brasília conta com a parceria e apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), do Ministério da Cultura, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Turismo, do Ministério das Relações Exteriores, da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Serviço Social do Comércio (SESC), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Central Única das Favelas (Cufa), do Instituto Camões, do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Por: Feira do Livro de Brasília – Atualmente, a Feira do Livro de Brasília é um dos maiores eventos literários da região Centro-Oeste. Em sua primeira edição, em outubro de 1982, a Feira já dava sinais de que se tornaria referência entre livreiros, bibliotecários, editores e leitores de diferentes partes do Brasil. Em 2007, mais de 500 mil pessoas passaram pela Feira do Livro de Brasília, participando de atividades culturais, oficinas, palestras, workshops e apresentações teatrais e musicais. Em 26 anos de história, a Feira do Livro de Brasília se caracterizou por movimentar o mercado editorial e de livros do DF. A cada ano o evento vem ampliando sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos.


. Dados comparativos
.
.Feira do Livro de Brasília:

.Ano.............2006 | 2007 | 2008

.Estrutura | 5.400m² | 5.000m² | 6.500 m²

.Nº de expositores | 97 | 97 | 101

.Nº de estandes | 170 | 105 | 106

.Público | 365.000 | 500.000 | 500.000

. 27ª Feira do Livro de Brasília, de 29 de agosto a 7 de setembro de 2008, na Área externa do Pátio Brasil Shopping. Entrada Franca, promovida pela Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF). Informações: (61) 3344-6821.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira