Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 15:52

Poli/UFRJ cria novos mestrados profissionais

A Escola Politécnica da UFRJ acaba de obter a aprovação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a criação de dois mestrados profissionais: um em Engenharia Urbana – o primeiro do país - e outro em Projeto de Estruturas – o primeiro do Rio de Janeiro. Segundo o diretor da instituição, professor Ericksson Almendra, os cursos, que serão oferecidos a partir do próximo ano, são uma resposta da Universidade à demanda do mercado pelo aperfeiçoamento de profissionais com viés prático.

Com a aprovação desses cursos, a Politécnica passa a oferecer três mestrados profissionais. O primeiro foi em Engenharia Ambiental, lançado no início deste ano. Todos são pós-graduações stricto sensu, gratuitos, com carga horária em torno de 360 horas-aula. Os editais dos dois novos cursos, incluindo os critérios dos processos seletivos, estão em fase de elaboração e serão divulgados em breve, com previsão de início de turmas no primeiro semestre de 2009.

O mestrado profissional em Engenharia Urbana terá três linhas de pesquisa: Planejamento e Gestão, Sistemas Urbanos, Métodos e Técnicas e terá o corpo docente formado por professores da Escola Politécnica e do IPPUR - .Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.

“O nosso objetivo é atender à demanda por pesquisa aplicada e capacitação profissional com foco na temática urbana, e para tanto agregaremos os conhecimentos das engenharias setoriais aos fundamentos e conceitos de planejamento e gestão urbana”, explica o professor Fernando Lima, coordenador da implantação do mestrado.

Já o mestrado de Projeto de Estruturas, coordenado pelo Professor Sérgio Hampshire, visa a desenvolver as aptidões necessárias para a elaboração de novas técnicas e processos de análise, dimensionamento e projeto de sistemas estruturais. Para tanto, a Politécnica dispõe de corpo docente com larga experiência em grandes projetos estruturais desenvolvidos no Brasil nas últimas décadas, tais como a Ponte Rio-Niterói, as usinas Angra I e II, a Ferrovia do Aço, diversas usinas hidrelétricas e termelétricas, ferrovias, rodovias, pontes e viadutos e plataformas “off-shore”, entre outros.

As linhas de pesquisa do mestrado serão as seguintes: Desenvolvimento de Sistemas de Análise de Estruturas (Projeto SALT), Projeto Ótimo de Estruturas com Restrição de Confiabilidade, Projeto de Estruturas sob a Ação Sísmica; Projeto de Grandes Sistemas Estruturais (Pontes e Edifícios), e Projeto de Estruturas "Off-shore" fixas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira