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11/08/2008 - 16:02

Apex-Brasil e Fiemg assinam convênio para 1,4 mil empresas

Apex-Brasil e Fiemg investem na preparação de empresas do estado para se adequarem às exigências de compradores internacionais.

Apex-Brasil e Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) assinarão, em outubro, convênio para a capacitação de empresas exportadoras. A ação beneficiará cerca de 1.400 empresas de 15 setores, entre eles calçados, móveis, tecidos e confecções, produtos farmacêuticos e agroindústria.

O convênio integra o Projeto de Extensão Exportadora (Peiex) e abrangerá indústrias do Vale do Aço, da região metropolitana de Belo Horizonte, do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, bem como do Sul e do Norte do Estado.

O projeto irá focar as exportações de produtos manufaturados mineiros, em especial para os mercados da China, Estados Unidos e União Européia, considerados prioritários para a Apex-Brasil. “China e Estados Unidos são os dois maiores mercados potenciais do mundo. Outros, como Oriente Médio, África e América Latina também são muito importantes, mas não podemos deixar de nos debruçarmos sobre as oportunidades dos dois maiores”, destaca Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil.

Técnicos da Apex-Brasil e do Instituto Euvaldo Lodi chegam a Belo Horizonte no final de outubro quando iniciam o trabalho de reestruturação administrativa e de produção das empresas envolvidas, o que deve se prolongar até o final do ano. O trabalho inclui, principalmente, consultoria para ajustar gestão e linhas de produção fabril às exigências dos compradores internacionais.

"A Apex-Brasil investirá em consultorias e os contatos comerciais. Compra de maquinário e adequações administrativas serão feitos pelos próprios empresários, como contrapartida”, destacou Alessandro Teixeira. O próximo passo será levar as empresas para feiras internacionais. "Ainda temos uma balança comercial em Minas Gerais com forte peso de commodities. Mas 42% da pauta de exportações brasileira são produtos manufaturados ou com algum grau de industrialização. O objetivo é aumentar este percentual no estado e, para isso, não basta produzir com qualidade, mas também saber vender produtos com valor agregado”, destaca.

O saldo da balança comercial de Minas Gerais alcançou US$ 7,77 bilhões de janeiro a julho deste ano. O estado vendeu US$ 13,2 bilhões no mercado internacional, representando 29,4% a mais na comparação com os primeiros sete meses de 2007. Já as importações somaram US$ 5,4 bilhões no acumulado de 2008.| Apex-Brasil.

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