Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2008 - 08:47

Turistas norte-americanos chegam a Salvador


Uma festiva recepção com baianas distribuindo fitinhas do Bonfim e muitos sorrisos – ao som do berimbau de um grupo musical – surpreendeu agradavelmente o grupo de 16 turistas norte-americanos afro-descendentes que chegaram hoje (12) de manhã no aeroporto de Salvador. Trazidos pela operadora

Soul Planet Travel, dos Estados Unidos, em parceria com a agência baiana Tatur Turismo, os norte-americanos vieram para participar da tradicional Festa da Boa Morte – que acontece de 13 a 17 de agosto na histórica cidade de Cachoeira.

“Conseguimos reunir um grupo diversificado vindos de Atlanta, Chicago, Detroit, Filadélfia, Pensilvânia, Kansas, Los Angeles, Nova Iorque e Texas. A maioria está vindo pela primeira vez à Bahia, principalmente para conhecer a Festa da Boa Morte”, diz Nne Nne Ibeawuchi, diretora da Soul Planet Travel. Segundo ela, esse tipo de turista viaja para o mundo todo e sabe exatamente o que quer ver e conhecer. “Senti que o turismo aqui é muito bem organizado. Acho que a Bahia está bem preparada para receber o turista afro-americano”, completa.

Uma das turistas mais animadas era Makenn Simmons, de Jersey City, que posou com as baianas e começou a dançar tão logo ouviu o som do berimbau. “É minha primeira vez aqui e vim para conhecer a cultura e a herança que nossos ancestrais deixaram de legado. Senti na chegada um clima caloroso, especial e espero passar dias agradáveis na Bahia”, diz Simmons.

Jackelin Jerffinn veio de Atlanta, na Geórgia, em busca das raízes africanas ainda bem preservadas na Bahia. “Vim conhecer mais da minha origem africana, saber da cultura e do povo baiano. Aqui no aeroporto me surpreendi com essa recepção calorosa e posso dizer que já estou apaixonada”, afirma a turista norte-americana.

Já o professor aposentado Earl Bell Jr., 67 anos, que veio de Detroit tem expectativa semelhante. “Quero aprender mais sobre a cultura do povo baiano e dos meus ancestrais. Por isso, fiquei fascinado para conhecer a Festa da Boa Morte em Cachoeira. Pretendo também conhecer várias atrações de Salvador”, destaca Bell.

“Há alguns anos a agência para quem trabalho traz grupos de turistas para conhecer a Festa da Boa Morte. Este ano trouxemos também grupos para a Festa do Bembé do Mercado, realizada em maio na cidade de Santo Amaro da Purificação”, afirma Simone Perolio, guia de turismo da Tatur Turismo, que trabalha desde 1986 na profissão.

O coordenador de turismo étnico da Secretaria de Turismo, Billy Arquimimo, destacou que o trabalho da Setur na atração desse tipo de turista já começa a dar bons frutos. “Estamos trazendo turistas que nunca antes tinham vindo ao Brasil. Cada um que vem funciona como um agente multiplicador, falando com seus amigos e até organizando novos grupos para conhecer a Bahia, o que resulta no aumento do fluxo de turistas no Estado”, diz Arquimimo.

Segundo ele, mesmo após a Festa da Boa Morte continuarão chegando novos grupos de turistas para conhecer Cachoeira e a Irmandade da Boa Morte. “Até o dia 25 tem vários grupos chegando, entre eles um só de casais, formado por um norte-americano que veio à Bahia em março. Também esperamos um grupo formado por 25 espanhóis e outro de portugueses. O número de turistas deverá ser superior a 300, registrando aumento em relação a 2007”, conclui. | www.setur.ba.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira