Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2008 - 08:54

Veotex lança monitoramento urbano sem fio via celular

Sistema reduz custos e tempo de instalação com tecnologia que dispensa a utilização de fibra óptica e links de rádio.

Depois de lançar o GPS que transmite imagens em tempo real do carro monitorado, a empresa Veotex chega com mais uma novidade no setor de segurança. O sistema de monitoramento de vias públicas sem fio, pioneiro no país, chega a representar quase 50% de economia em relação aos modelos tradicionais, que são feitos por meio de fibra óptica e transmissão por links de rádio. Tudo isto porque a nova tecnologia dispensa a utilização de meio físico para a transmissão e utiliza apenas um chip de celular na transmissão das imagens.

Mais do que economia, o sistema ganha também na velocidade de implantação nos locais monitorados. Segundo Cláudio Gaspari, presidente da Veotex, o sistema tem seu prazo de instalação reduzido em até 70% em relação ao tradicional e é comprovadamente muito confiável, já que não depende de redes de comunicação físicas como fibra óptica. “Em locais com preservação ambiental ou protegidos pelo patrimônio histórico, por exemplo, agora vai ser possível instalar sistemas de monitoramento, já que não será preciso passar fiação e alterar as características do local a ser monitorado, como monumentos históricos, ruas históricas, prédios tombados e outros”, explica.

Outro benefício é que a nova tecnologia não necessita de antenas de sistemas de dados via link de rádio (wirelles). “A única estrutura necessária é um ponto de energia e sinal de celular GPRS, CDMA e até 3G”, acrescenta Gaspari. Ele explica que, em alguns casos, o investimento em infra-estrutura dos sistemas de monitoramento de imagens hoje oferecidos, como portais de entradas das cidades e bairros mais distantes, chega a ser cinco vezes maior do que o investimento no próprio equipamento.

A favor da Segurança Pública- Comprovadamente, as cidades que estão optando por vigilância por meio do monitoramento tradicional já registram a diminuição dos índices de criminalidade nos pontos onde as câmeras estão instaladas. Mas, com a divulgação de ações bem-sucedidas da polícia no combate à criminalidade, a violência tende a migrar para outros locais que ainda não estejam monitorados. Como o novo sistema desenvolvido pela Veotex não possui fios, a possibilidade de movimentar e migrar as câmeras é mais uma estratégia de segurança no monitoramento urbano. Reposicionar as câmeras aleatoriamente, a cada 20 dias, por exemplo, pode ser uma solução para deixar os criminosos desprevenidos.

Gaspari explica que a transmissão da imagem via celular apresenta maior vantagem, pois alia baixo custo e rapidez na reinstalação das câmeras em outros pontos, além da possibilidade da instalação de câmeras em veículos que podem ser utilizados como complementação e integração do sistema de câmeras fixas em rondas feitas nesses locais. “Esses veículos estarão transmitindo as imagens das câmeras em movimento, no caso das viaturas padrão, posicionadas estrategicamente em veículos sem identificação para ajudar a polícia em ações de investigação”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira