Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2008 - 09:17

Pórtico-guindaste atraca no dique seco

O navio Zhen Hua 20, que transporta o pórtico-guindaste do Estaleiro Rio Grande, atracou no dique seco por volta das 14h30min do dia 12 de agosto (terça-feira). A operação de atracação foi solicitada pela WTorre a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) e autorizada pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. Com a permissão foram iniciados, às 12h30min, os procedimentos para o deslocamento da embarcação, que estava atracada nos Dolphins, até o dique seco, contando com o apoio de três rebocadores.

Conforme o gerente de Contrato da WTorre, Edmar Souza, após o navio passar por uma inspeção, a previsão é que fique atracado no mínimo 15 dias, tempo para que com a utilização das torres auxiliares, que estão a bordo, seja içado e montado o pórtico-guindaste, que está dividido em duas partes com aproximadamente 45 metros cada. No entanto, Souza lembra que esse período poderá ser ampliado para cerca de 25 dias se houver a necessidade de lubrificar os cabos responsáveis pelo içamento das partes do pórtico.

Após montado o equipamento ficará com altura de 90 metros, vão livre de 130 metros e pesará 2,8 mil toneladas. Com a conclusão da montagem será realizado o lastreamento, ou seja, colocação de água para o interior do navio, aumentando seu peso, fazendo com que ele fique no mesmo nível do cais para que o pórtico possa ser desembarcado sobre os trilhos instalados nas laterais do dique seco.

Dessa forma, o equipamento se moverá ao longo do próprio dique e 100 metros fora dele (além da cabeceira do dique). O equipamento servirá para auxiliar na montagem das plataformas transportando blocos com cerca de 600 toneladas que serão fabricados nas oficinas junto ao empreendimento.

A operação teve que contar com a liberação da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, tendo em vista que é um procedimento especial, pois o cais do dique seco ainda não é homologado. A autorização foi dada após a entrega da documentação à Suprg, incluindo o levantamento batimétrico, que apontou uma profundidade de 11 metros entre a área que liga o dique seco ao canal de acesso ao Porto do Rio Grande, sendo possível receber o navio. || www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira