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13/08/2008 - 09:46

A ALL cresce 18,2% em volume no Brasil, atingindo 16 bilhões de TKUs no semestre

A ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL11), maior operadora logística da América Latina, anuncia os resultados do segundo trimestre e primeiro semestre de 2008, com aumento de 14,7% em volume consolidado, para 17,8 bilhões de TKUs (Toneladas por Quilômetro Útil). Destaque para o volume no Brasil, que cresceu 18,2% no semestre, passando para aproximadamente 16 bilhões de TKUs.

O EBITDAR (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguéis de ativos) registrado no período foi de R$ 619,2 milhões, 21,9% superior ao primeiro semestre de 2007. O EBITDA registrou um crescimento de 30,9%, para R$ 537,3 milhões, devido à diminuição de aluguéis de vagões. A Receita Bruta da ALL no primeiro semestre em 2007 subiu 21,6%, atingindo R$ 1,4 bilhões.

Com o resultado, foi possível consolidar o ritmo de crescimento, refletindo significativos ganhos operacionais em toda a extensão da malha, com um aumento expressivo nos níveis de segurança. “Demos continuidade à melhoria operacional na malha norte e melhoramos também a confiabilidade dos ativos da empresa como um todo, compensando o cenário adverso vivido na Argentina”, afirma Sérgio Pedreiro, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da ALL.

Na unidade agrícola, o volume cresceu 20,1% no semestre, com destaque para o aumento de 156% na movimentação de trigo, 31% em açúcar e 21% no complexo soja. A participação total da ALL nos Portos em que atua cresceu 6%, atingindo 50%, contra 44% no segundo trimestre de 2007. Destaque para o aumento do market share em Santos, que atingiu 49%, comparado aos 34% em período equivalente.

Na unidade industrial, o volume transportado cresceu 14%, com crescimento em todos os segmentos, com destaque ao crescimento de cimento e combustíveis. “Continuamos nossa trajetória de crescimento nos volumes intermodais, com aumentos de 19% em alimentos, 17,3% em florestais e 13,8% em contêineres. Nos fluxos exclusivamente ferroviários, as cargas de construção obtiveram um incremento de 18,4%”, afirma Pedreiro.

Segundo Trimestre - No segundo trimestre do ano, a ALL cresceu 15,2% em volume consolidado, passando de 8,6 para 9,9 bilhões de TKUs. O resultado foi puxado por um aumento de 18,6% no volume da ALL Brasil. O EBITDAR do período obteve um acréscimo de 21,2%, para R$ 379,1 milhões.

Argentina - No primeiro semestre do ano, a ALL Argentina manteve estável a Receita Bruta de P$ 117,3 milhões. No período, o volume movimentado foi de 1,8 bilhões de TKUs, representando uma redução de 9%,

“As greves contra o aumento das taxas de exportação bloquearam as rotas ferroviárias e rodoviárias entre maio e junho, provocando um decréscimo de 37% no volume de commodities agrícolas no trimestre”, afirma Alexandre Santoro, Diretor-Geral da ALL Argentina.

Perspectivas 2008 - Investimentos – Durante o primeiro semestre, foram investidos R$ 325 milhões.Entre os principais investimentos estão a compra e reforma de 1.450 vagões e 50 locomotivas.

“Já temos 70% de nossa capacidade em 2008 comprometida em contratos de take-or-pay. O cenário de mercado positivo deve resultar num crescimento de 12 a 14% na movimentação da empresa em 2008”, completa Pedreiro.

Perfil ALL - Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e na regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.060 locomotivas, 31 mil vagões e 1.000 caminhões, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Atua como operadora logística para clientes dos segmentos agrícola e industrial em operações ferroviárias, rodoviárias dedicadas e intermodais. Entre seus principais clientes estão empresas como Cargill, Bunge, AmBev, Unilever, Votorantim, Scania, Petrobrás e Gerdau.

Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias (concessões Ferroban, Ferronorte e Novoeste) em 2006, incluiu em suas operações o Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.

Desde 2004, a ALL participa do Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa. Em 2007, a empresa registrou receita bruta de R$ 2,38 bilhões e EBITDAR de R$ 1 bilhão e segue com o firme propósito de ser a melhor empresa de logística da América Latina.

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