Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2008 - 10:30

São Carlos vira pólo do setor aeronáutico

Cidade conta com importantes empresas do setor e cursos avançados oferecidos por USP e UFSCar; ParqTec é base para surgimento de novos fornecedores.

Uma maré de oportunidades leva o setor aeronáutico brasileiro a investir em São Carlos e região. O centro do estado de São Paulo, onde está localizada a cidade, se tornou uma região de novas oportunidades para empresas do setor, estimulando o desenvolvimento tecnológico e educacional voltado para essa nova realidade.

Hoje, empresas como a TAM e a Embraer estão na região desenvolvendo produtos e serviços inovadores e altamente competitivos. A Embraer construiu em Gavião Peixoto, próximo a São Carlos, uma das maiores pistas do mundo junto a sua nova fábrica. Já a TAM faz manutenção para aviões do mundo inteiro e é certificada internacionalmente para operar serviços dessa natureza no Brasil.

Essa vocação chega também às salas de aula. A USP trouxe para São Carlos o curso de Engenharia Aeronáutica, hoje um dos três mais concorridos da Universidade de São Paulo. A UFSCar, Engenharia de Produção e de Materiais e a Unicep, Manutenção de Aeronaves, possuem cursos na cidade voltados direta e indiretamente para o setor.

“Oferecemos condições para o desenvolvimento de tecnologias que nenhuma outra cidade no País oferece. Temos gente qualificada, motivada e empreendedora. São Carlos á a cidade que mais tem doutores e mestres por habitantes no Brasil, apoio das universidades, proximidade com os grandes centros (São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto), economia forte e desenvolvida e uma incubadora e em um parque tecnológico prontos para ajudar os egressos das universidades prontos para criar”, destaca o presidente do ParqTec de São Carlos, Prof. Sylvio Goulart Rosa Jr.

Recentemente, foi inaugurado o Science Park, um projeto apoiado pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. “Esse espaço está destinado à inovação e à criação de novas tecnologias e vai contribuir para o desenvolvimento econômico de todo Estado”, destaca o Rosa Jr.

Como exemplo desse dinamismo a empresa Airship do Brasil, voltada ao desenvolvimento de tecnologias para aviação se prepara para usar as instalações do ParqTec. Ao mesmo tempo, a Sensoft, empresa já incubada junto ao ParqTec, anuncia o desenvolvimento de um software para a Embraer que agiliza a gestão na construção de aviões da empresa brasileira.

Esse cenário todo vem ao encontro do clima de desenvolvimento do país, conclui Sylvio Rosa. “É a tecnologia brasileira fazendo história nos céus do mundo inteiro, desde Santos Dumont.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira