Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2008 - 10:52

Lojas Renner registra receita líquida total de aproximadamente R$ 1 bilhão no primeiro semestre

A Margem Bruta alcança 47,7%, contra 46,4% em 2007, com crescimento de 22,2%, o resultado de Serviços Financeiros atingiu R$ 34,5 milhões ou 24,2% do EBITDA (Geração Operacional de Caixa), o EBITDA chega a R$ 142,5 milhões, com crescimento de 24,4%, e o Lucro Líquido obtido no semestre foi de R$ 73,7 milhões, 28,9% superior ao mesmo período do ano anterior;

Segunda maior rede de lojas de departamento de vestuário no Brasil, a Lojas Renner (Bovespa: LREN3) registrou no primeiro semestre de 2008, Receita Líquida Total de R$ 998,5 milhões, 19,1% superior ao período equivalente de 2007. A Margem Bruta registrada foi de 47,7%, contra 46,4% no primeiro semestre do ano anterior. O resultado dos Serviços Financeiros passou a representar 24,2% do EBITDA, totalizando R$ 34,5 milhões no semestre. O EBITDA dos primeiros seis meses do ano foi de R$ 142,5 milhões, representando um crescimento de 24,4% e contribuindo para uma margem EBITDA de 16% sobre a Receita Líquida das Vendas de Mercadorias (versus 15,2% no mesmo período de 2007). O Lucro Líquido obtido no semestre foi de R$ 73,7 milhões, 28,9% superior ao mesmo período do ano anterior.

O bom desempenho da Lojas Renner superou fatores como a base de comparação mais alta no mês de maio de 2007, influenciada, naquele ano, pela promoção de itens de inverno em função da chegada tardia do frio. O primeiro semestre teve crescimento das Vendas em Mesmas Lojas de 7,9% porém, se excluído o efeito atípico do mês de maio, este crescimento teria sido de 11,1%, reforçando a percepção de que o ano de 2008 continua com boas perspectivas para a Companhia.

Se por um lado as promoções de itens de inverno favoreceram as vendas de maio do ano anterior, por outro, reduziram as margens daquele período. Já neste ano, as temperaturas condizentes com o esperado fizeram com que a Margem Bruta crescesse 1,3 ponto percentual no primeiro semestre de 2008 em relação a igual período do ano anterior, passando de 46,4% para 47,7%.

“A elevação da margem bruta e do resultado dos Serviços Financeiros, assim como o crescimento contínuo do lucro líquido, evidenciam a consistência do desempenho da Companhia no primeiro semestre de 2008”, afirma José Carlos Hruby, Diretor Administrativo e de Relações com Investidores de Lojas Renner.

No segundo trimestre, a Lojas Renner atingiu Receita Líquida Total 15,4% superior, passando de R$ 490,9 milhões no segundo trimestre de 2007 para R$ 566,7 milhões em igual período deste ano. A Margem Bruta apresentou crescimento de 1,2 ponto percentual, passando de 46,3% para 47,5%, resultado de ganhos operacionais decorrentes de melhorias nos processos de administração de estoques e compras, assim como do registro de temperaturas favoráveis.

O resultado de serviços financeiros foi de R$ 16,0 milhões no segundo trimestre de 2008, 30,3% maior que o mesmo período do ano anterior.

O crescimento do EBITDA no trimestre foi de 15,1%, passando de R$ 75,7 milhões no segundo trimestre de 2007 para R$ 87,1 milhões no mesmo trimestre deste ano, atingindo margem EBITDA de 17,1%, patamar próximo ao do mesmo período do ano anterior que foi de 17,0%. A companhia chegou ao final do segundo trimestre com Lucro Líquido de R$ 46,6 milhões, 15,1% maior que os R$ 40,4 milhões apresentados no mesmo período do ano passado.

O crescimento das Vendas em Mesmas Lojas foi de 5,4% e está atrelado, principalmente, a uma base de comparação mais alta no mês de maio. Conforme já mencionado, em 2007, este mês foi atípico, com vendas significativamente mais elevadas que o normal, decorrentes da combinação de uma promoção de itens de inverno e a chegada tardia do frio.

Em 11 de março, a Lojas Renner anunciou ao mercado que celebrou um Memorando de Entendimentos prevendo a aquisição de 100% das ações de emissão da Leader S.A. Empreendimentos e Participações, a qual é titular de 100% do capital social da União de Lojas Leader S.A., e, indiretamente, de 50% do capital social da Leader S.A. Administradora de Cartões de Crédito. Atualmente, a Companhia encontra-se, após conclusão do processo de auditoria, em fase de negociações finais e encaminhamento para assinatura de contrato e convocação da assembléia geral extraordinária, prevista para a primeira quinzena de outubro.

Serviços financeiros - Com crescimento de 22,2%, o resultado de Serviços Financeiros atingiu R$ 34,5 milhões e representou 24,2% do EBITDA no primeiro semestre de 2008. Em relação ao segundo trimestre de 2008, o crescimento foi de 30,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os crescimentos devem-se, principalmente, ao melhor resultado das operações de Empréstimos Pessoais – cuja carteira hoje soma R$ 88,6 milhões, incluindo os encargos - e à redução das despesas com provisões e perdas, além das receitas geradas com seguros, que passaram a ser ofertados no quarto trimestre de 2007.

A Companhia totalizou, em junho de 2008, 12,7 milhões de cartões emitidos. O Cartão Renner foi responsável por 63,6% das vendas totais no primeiro semestre e o ticket médio no período foi de R$ 110,35, com crescimento de 6,4% sobre o primeiro semestre de 2007. No segundo trimestre deste ano, o cartão correspondeu a 64,6% das vendas, com o valor médio das vendas no cartão (ticket médio) apresentando crescimento de 5,6% no período, passando de R$ 111,13, registrados no segundo trimestre de 2007, para R$ 117,30.

Atualmente, a Companhia opera os seguintes serviços financeiros: Condição de Pagamento em 0+8 parcelas com encargos, Empréstimos Pessoais, Títulos de Capitalização e Seguros.

Plano de expansão - No segundo trimestre, a Lojas Renner deu continuidade a seu plano de expansão, superando a marca de 100 unidades em todo país, após a inauguração de mais cinco novas lojas no segundo trimestre, sendo duas no estado do Paraná, uma em São Paulo, uma em Minas Gerais e uma no Rio de Janeiro. No primeiro trimestre, foi inaugurada uma nova loja na cidade de São Paulo.

Do investimento total de R$ 48,5 milhões no semestre, R$ 30,7 milhões foram em novas lojas, R$ 7,6 milhões em remodelações e R$ 2,6 milhões em sistemas e equipamentos de tecnologia. Outros investimentos totalizaram R$ 7,6 milhões.

Estão planejadas, ainda durante este ano, a abertura de outras nove novas unidades, o que fará com que a rede de lojas alcance a marca de 110 unidades em operação até dezembro de 2008: 1- Taubaté (SP): Taubaté Shopping Center -Agosto | 2- São José dos Pinhais (PR): Shopping São José -Setembro | 3- Aparecida de Goiânia: (GO): Buriti Shopping -Outubro | 4- Campinas (SP): Campinas Shopping Center -Outubro | 5- Anápolis (GO): Brasil Park Shopping -Outubro | 6- Vila Velha (ES): Shopping Praia da Costa -Outubro | 7- Duque de Caxias (RJ): Caxias Shopping -Outubro | 8- Porto Velho (RO): Porto Velho Shopping -Outubro | 9- Porto Alegre (RS): Barra Shopping Sul -Novembro.

Perfil da Lojas Renner - A Lojas Renner é a segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil e, ao final do segundo trimestre de 2008, contava com 101 lojas, sendo 94 instaladas em Shopping Centers e sete em pontos centrais de cidades, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A Companhia desenvolve e vende roupas, calçados e moda íntima de qualidade para mulheres, homens, adolescentes e crianças sob 11 marcas próprias de vestuário, das quais seis são representativas do conceito de Estilos de Vida, em que cada uma reflete um estilo próprio de ser e de vestir. A Lojas Renner também vende acessórios e cosméticos por meio de duas marcas próprias e oferece mercadorias em determinadas categorias sob marcas de terceiros.

O público-alvo da Companhia são mulheres entre 18 e 39 anos de idade que estão na faixa de consumo média e média-alta da população brasileira. A Lojas Renner oferece a seus clientes produtos de moda em vários estilos, com qualidade e preços competitivos, em ambientes práticos e agradáveis. O conceito de Estilos de Vida torna a combinação de peças individuais de roupa mais conveniente para a clientela, formando um conjunto coordenado consistente em cada uma das marcas.

A Lojas Renner oferece também serviços financeiros, tais como vendas financiadas em 0+8 parcelas com encargos, empréstimos pessoais e títulos de capitalização passando a comercializar seguros através da rede de lojas a partir de outubro de 2007. Foi ainda, em junho de 2005, a primeira Companhia no país a ter seu capital pulverizado, com aproximadamente 100% das ações em circulação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira