Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2008 - 10:55

Concrete Show apresenta soluções para “apagão” de mão-de-obra

A falta de mão-de-obra é hoje um dos principais gargalos do setor da construção civil. Segundo pesquisa da Escola Politécnica da USP, isso custará ao setor R$ 5,1 bilhões. O valor é referente ao custo estimado para a geração de vagas em cursos de capacitação e na certificação de trabalhadores. A pesquisa levantou que o País precisa multiplicar por mais de 13 vezes a oferta para sanar a demanda.

Como forma de conter o problema, expositores da Concrete Show South América 2008 promoverão treinamento de mão-de-obra e também apresentarão soluções industrializadas que minimizam este problema e aumentam a produtividade das obras. A feira da promotora Sienna Interlink tem o objetivo de interligar mercados e fomentar a cadeia da construção civil. O evento acontece de 27 a 29 de agosto, no Transamérica Expo, em São Paulo.

O SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, levará a feira um laboratório móvel no qual alunos serão capacitados com a interação do público. No espaço terá amostras de cimento, argamassa, piso intertravado, tubos de ensaio, telão, equipamentos de segurança, entre outros itens. Instrutores realizarão exercícios de execução com alunos de cursos regulares na feira. Visitantes poderão participar dos exercícios e tirar dúvidas com os professores. O ‘apagão’ de mão-de-obra é uma possibilidade real. “O nosso intuito é expor os bastidores do ensino do SENAI e mostrar que com engajamento podemos reverter o quadro”, diz Carlos Eduardo Cabanas, diretor do SENAI Orlando Laviero Ferrariuolo.

De outro lado, empresas e entidades desenvolveram alternativas industrializadas para atender as demandas. A ABESC- Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem apresentará na área externa da feira alguns sistemas construtivos que utilizam concreto dosado em central como Tilt-up, fôrmas para paredes e pisos de concreto. “Os sistemas otimizam os processos construtivos no canteiro de obras” conta Wagner Lopes, presidente da entidade. A empresa SH construirá um prédio de 2 andares para apresentar o sistema construtivo Concreform, capaz de reduzir em até 70% o uso de mão-de-obra e em 20% a geração de resíduos dentro do canteiro de obra, principalmente madeira. Além disso, o sistema acelera a velocidade de obra e permite a execução de um pavimento a cada três dias em média, quando normalmente seria necessária uma semana, dependendo da complexidade do projeto.

Na busca de produtos alternativos que garantam a excelência da obra, com rapidez e segurança, os produtos pré-fabricados têm conquistado o mercado imobiliário. A Cassol Pré-Fabricados está desenvolvendo um projeto piloto de alternativa habitacional para a média baixa renda, que deverá ser colocado em prática no segundo semestre. A empresa também aproveitará a oportunidade para apresentar ao mercado a fábrica de São Paulo, a quinta do grupo no Brasil; e comemorar os 50 anos de fundação. "O processo construtivo do pré-fabricado, além de conferir mais velocidade, utiliza de maneira mais racional a mão-de-obra, fator muito importante, principalmente neste momento de escassez", afirma o diretor Comercial da Cassol Pré-Fabricados, Aguinaldo Mafra Júnior

A feira - A Concrete Show South America 2008, maior evento de tecnologia sobre concreto da América Latina, reserva atrações de mais de 250 expositores do setor. A feira está 66% maior que a primeira edição. A expectativa dos organizadores é que o evento movimente cerca de R$ 250 milhões em negócios. Na última edição estiveram presentes mais de 10 mil profissionais ligados ao setor e para 2008 são esperados 12 mil visitantes.

Concrete Show South America 2008, de 27 a 29 de agosto, Pavilhão Transamérica Expo – São Paulo.Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro.Telefone (11)4689-1935 | Site: www.concreteshow.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira