Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2008 - 11:00

Competição saudável

Definição de metas para profissionais de uma mesma empresa pode gerar a temida competição interna. Veruska Olivieri, psicóloga e coach executiva, explica como a competição pode ser saudável e, ainda, pode colaborar para o desenvolvimento da equipe .

Brasília – Valorizar o espírito competitivo dos funcionários por meio de metas promove o melhor desempenho das equipes e, além disso, proporciona bons resultados para a empresa. Porém, vale ressaltar que, se os critérios de avaliação não forem bem definidos, a competição pode prejudicar a imagem e o clima organizacional.

De acordo com Veruska Olivieri, Psicóloga e Coach Executiva, para que a competição seja saudável para a equipe é fundamental que as metas estabelecidas estejam ligadas a um aspecto que irá beneficiar todo o grupo e não apenas uma pessoa. Dessa forma, o espírito de colaboração será mais intenso e poderá ser um forte instrumento para que a empresa conquiste seus objetivos no mercado.

Entre alguns exemplos de competições que colaboram para o desenvolvimento da equipe e geram bons resultados estão ações realizadas com o objetivo de destacar o funcionário do mês, metas pessoais ligadas à equipe e competições para incentivar a melhor área da empresa. “O que diferencia as competições saudáveis das prejudiciais para as empresas é o foco de cada uma delas que, antes de ser colocado em prática, deve ser bem estabelecido e avaliado pelos gestores”, afirma Veruska.

Segundo a Psicóloga, a competição interna deve existir em todas as organizações desde que os métodos de avaliação sejam claramente estabelecidos pelo gestor e conhecidos pelos funcionários. “O líder deve estabelecer metas para valorizar a competição, mas as ações devem ser definidas para incentivar, principalmente, o espírito colaborativo, pois este aspecto tornará a equipe mais unida”, explica.

Outro aspecto que deve ser observado pelo gestor para o estabelecimento de metas é o comportamento de seus funcionários. Alguns se sentem estimulados com metas pessoais e outros se sentem sufocados, por isso, os objetivos traçados devem ter como foco o crescimento da empresa e da equipe.

O cuidado com a definição de metas é essencial para que fatores prejudiciais não influenciem o desenvolvimento da equipe e a imagem da empresa. “Após avaliar todos os aspectos e trocar informações com a equipe, o gestor estará pronto para estabelecer as metas. Os próximos passos são avaliar o desempenho dos funcionários, corrigir as falhas e parabenizá-los pelo trabalho realizado”, finaliza. Pode parecer difícil, mas a melhor performance da empresa e o clima agradável da organização podem caminhar lado a lado ao sucesso no mercado de trabalho.

Perfil da Quarks – A Quarks é uma empresa focada no desenvolvimento de pessoas. Ela conta com profissionais formados em psicologia e especializados em Administração com foco em Marketing, Gestão e Recursos Humanos. O objetivo é fazer com que as pessoas consigam ter a sua melhor performance no ambiente de trabalho. Para isso, são desenvolvidas competências comportamentais de liderança, sempre direcionadas para a atividade específica de cada empresa. Entre os procedimentos utilizados pela Quarks está o Coaching, que busca oferecer as ferramentas necessárias para que as pessoas adquiram a competência necessária para desempenhar bem o seu papel dentro de uma organização.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira