Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2008 - 11:06

Sucesso da Semana Rio Industrial garante nova edição do evento em 2010


O evento atingiu a marca dos R$ 100 milhões em negócios, meta prevista pelos organizadores, retorno que deixaram os empresários tão satisfeitos que já anunciaram a participação na próxima edição. Alguns querem até dobrar o espaço dos estandes. Isso mostra que o Rio tem mercado e merece sediar cada vez mais eventos como esse - ressaltou Jackson Hara, gerente de marketing da Diretriz Empreendimentos, empresa responsável pela organização da Semana Rio Industrial.

A Semana Rio Industrial 2008, evento inédito que aconteceu dos dias 6 a 9 de agosto no Rio de Janeiro reunindo três feiras no Riocentro voltadas para o setor industrial, superou todas as expectativas. Atraindo 18,7 mil visitantes, quase o dobro do esperado inicialmente, o evento movimentou cerca de R$ 100 milhões em negócios e fez tanto sucesso entre organizadores, empresários e visitantes que já ganhou data para a sua próxima edição: agosto de 2010.

- Pela sondagem preliminar que fizemos junto às empresas, a marca de R$ 100 milhões em volume de negócios foi atingida. Essa cifra engloba tanto as vendas que foram fechadas durante a feira quanto os negócios previstos para os próximos meses. Os empresários ficaram tão satisfeitos que já anunciaram a participação na próxima edição. Alguns querem até dobrar o espaço dos estandes. Isso mostra que o Rio tem mercado e merece sediar cada vez mais eventos como esse - ressaltou Jackson Hara, gerente de marketing da Diretriz Empreendimentos, empresa responsável pela organização da Semana Rio Industrial.

Paulo Simões, diretor comercial da Minipa, empresa com sede em São Paulo, especializada em instrumentos de medição, manutenção, reparação e operação, foi um dos que já confirmou presença no próximo evento.

- Desde 1997 não participávamos de feiras aqui no Rio. Gostaria de parabenizar a iniciativa da Diretriz, com quem fazemos feiras há mais de dez anos. A Semana Rio Industrial superou todas as nossas expectativas - disse Simões, que calcula ter vendido mais de R$ 5 milhões em máquinas e equipamentos.

O diretor de Comunicação e Marketing da empresa paulista Star Shini, Klaus Vogel, fez coro: - Foi a primeira vez que participamos de feiras no Rio e valeu a pena. Comercializamos uma média de dez máquinas por dia, no valor de R$ 150 mil cada. Foi excelente. Inclusive, já confirmamos presença na próxima edição do evento - ressaltou.

Outro empresário que confirmou presença em 2010 foi o gerente geral para a América Latina da Eaton Electrical Group, Dorian

Alexandrescu. Ele disse ter ficado bastante surpreso com a quantidade de empresas de diversos pontos do país presentes ao evento.

– Isto é um bom sinal para o setor industrial, mostrando que mercado do Rio não é feito só de petróleo e turismo. A feira possibilitou conhecer novos clientes e profissionais da área. Foi ótimo – afirmou.

Clécio Azevedo, gerente comercial da Haitian, que produz máquinas injetoras, ressaltou a oportunidade de fazer novas clientes. - Nossa participação foi bastante produtiva. Atendemos cerca de 30 a 40 potenciais clientes por dia. Saímos do evento com um volume de vendas que pode chegar a R$ 1,5 milhão – comemorou.

Quem também aproveitou para fazer uma aproximação com o comprador foi a Icel Manaus. Segundo o gerente de marketing da empresa, Valdecir Ramos, a Semana Rio Industrial teve um movimento acima do esperado.

- Esse foi um evento bastante interessante para os nossos objetivos. Estreitamos o relacionamento empresa-cliente – detalhou Ramos. Para Eduardo Hoffman, representante comercial da Unistamp, a divulgação do evento foi um dos motivos do grande sucesso.

- A feira foi muito bem divulgada: vi diversos anúncios na televisão e no rádio, além de matéria na imprensa. A participação no evento superou nossa expectativa e conseguimos fechar negócio com pelo menos cinco máquinas, totalizando mais de R$ 1 milhão em vendas – comemorou.

A Equiplast, que além de fabricar máquinas e equipamentos também atua no segmento plástico com a fabricação de máquinas injetadas, atingiu a marca de R$ 2 milhões em negócios resultantes da participação na feira.

- Desde 1988 não via feiras desse tipo no Rio. O movimento foi excelente. Foi uma ótima oportunidade para preparar terreno, cultivar relacionamentos, enfim, criar uma aproximação com o mercado - enfatizou o gerente comercial da empresa, Salvador Conde. O supervisor de vendas da Kabel Schlepp, Amauri Botari, contou que a empresa vai dobrar o tamanho do estande na próxima edição, em 2010.

- Não só fechamos a nossa participação na Semana Rio Industrial 2010, como vamos dobrar o tamanho do nosso estande de 50 para 100 metros quadrados. O mercado do Rio está aquecido, portanto decidimos renovar nosso voto de confiança na Diretriz Empreendimentos – garantiu.

Outra que pretende voltar em 2010 é a Qualitas, empresa do ramo de ventilação:- Fiquei surpreso com o movimento da feira, com a qualidade do público e dos expositores. Com certeza em 2010 estaremos aqui de novo - ressaltou o gerente de vendas da empresa, Sérgio Lepski.

Francisco César da Silva, representante da Furnax, afirmou que o volume de negócios fechados durante os quatro dias ficou em torno de R$ 300 mil.

- Não fazia idéia que esta feira no Rio daria tamanha repercussão. Conversei com outros expositores e eles compartilham essa opinião. No próximo evento, vamos investir mais em nosso estande – confirmou.

Quem também tem motivos para comemorar é a Ergomat, que movimentou mais de R$ 1 milhão com a venda de máquinas e equipamentos.

- Foi mais do que o dobro da nossa expectativa. O mercado do Rio é muito carente de eventos como esse. O momento não poderia ter sido melhor - afirmou Ricardo Mota, representante da empresa.

Parceiros se surpreendem com visitação - Paulo Roberto Furio, gerente operacional do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) ficou impressionado com o grande número de visitantes nesta primeira edição. Ele disse que a entidade costuma participar de vários eventos ligados à área da indústria, mas que a Semana Rio Industrial, por ser um evento inédito, superou as expectativas. A Firjan levou 20 ônibus com alunos do Senai (entidade ligada à Firjan), além de especialistas e técnicos, para conhecerem as novidades expostas no Riocentro.

- Trouxemos cerca de 800 pessoas para cá. Como os empresários apresentam materiais de ponta em eventos como esse, foi uma ótima oportunidade para nossos alunos conhecerem o que está sendo feito. Segundo os professores de mecânica do Senai que visitaram as feiras, os fluminenses não precisam mais se deslocar a São Paulo para conhecer as novidades da indústria, pois a Semana Rio Industrial foi bem abrangente – afirmou, acrescentando que a maior procura no estande da Firjan foi por cursos de treinamento ligados ao setor.

A diretora de Finanças da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe Rio), Cristiane Viturino, também disse que o movimento no estande da Agência foi bastante intenso nos quatro dias de evento.

- Atendemos uma média de 30 empresários por dia. A maioria interessada em obter informações sobre nossas linhas de financiamento, como taxa de juros e prazos para pagar. De acordo com os nossos técnicos, cerca de 20% dos atendimentos poderão resultar em concessão de linhas de crédito para a implantação ou expansão de empreendimentos no estado. Isto será extraordinário – observou.

Quem também aproveitou para captar novos clientes foi a Caixa Econômica Federal. Segundo o gerente de relacionamento do banco, Rossano Silva, a CEF fez muitos contatos.

- O Portal Fator Brasil que já atinge a marca dos 4,5 milhões de pageviews/mês (www.revistafatorbrasil.com.br), no Brasil e exterior, teve seu estande muito visitado por empresários, executivos, profissionais de vários setores nacionais e internacionais (TI,Consultoria, Automação Industrial, Engenharia, Segurança, Meio Ambiente), pós-graduandos, profissionais de comunicação e marketing, prestadores de serviços, formadores de opiniões, entre outros, - internautas assíduos que aproveitaram para fazer contato pessoal e conferir as novidades em máquinas, tecnologia e, inovação da Semana Rio Industrial.

- O setor industrial fluminense carecia deste tipo de evento. Parabéns à Diretriz. Fizemos muitos contatos, aproveitando para conquistar clientes e fechar negócios futuramente – afirmou.

- A Semana Rio Industrial 2008 reuniu 130 empresas nas três feiras: Expomac (Feira Brasileira da Indústria Metal-Mecânica), Eletron (Feira Brasileira da Indústria Elétrica, Eletrônica e Automação Industrial) e Feipack (Feira Brasileira da Embalagem). || Site: www.rioindustrial.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira