Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2008 - 11:16

BNDES aprova apoio financeiro de R$ 1,2 bilhão à Brenco

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, no último dia 5 de agosto, apoio financeiro no valor de R$ 1,2 bilhão para a Brenco – Companhia Brasileira de Energia Renovável.

A operação de financiamento conta também com a participação de agentes financeiros encarregados de repassar parte dos recursos aprovados. Esta operação tem a coordenação dos bancos Itaú BBA e Banco do Brasil.

“Esse é mais um importante passo no processo de consolidação do Plano de Negócios elaborado pela Brenco. O fundamento do negócio, o grau de realização das etapas do projeto, bem como os elementos mitigadores de riscos incorporados à estrutura do financiamento, contribuíram de forma fundamental para a aprovação do pedido”, afirma o diretor administrativo e financeiro da Brenco, Alfredo Freitas, responsável pela operação.

A empresa, que é brasileira, nascida no Brasil, possui acionistas nacionais e internacionais e iniciou a negociação com o BNDES em junho de 2007. “A companhia já iniciou a efetiva contratação do financiamento, o que espera finalizar nos próximos 60 dias”, explica Freitas.

Os recursos financiados serão empregados na construção das quatro primeiras unidades de bioenergia da Brenco, que compõem a primeira fase do projeto de produção de energia renovável da companhia. Durante esta etapa serão gerados aproximadamente 8,4 mil empregos diretos, além dos indiretos, nos municípios de Mineiros (GO), Alto Taquari (MT), Costa Rica (MS), Paranaíba (MS), São Paulo (SP), entre outros, onde o projeto vem sendo implantado.

A Brenco tem como foco desenvolver projetos greenfield, dedicados exclusivamente à produção de etanol, seguindo as melhores práticas sociais e ambientais. O objetivo da companhia é atingir uma capacidade de processamento de cana-de-açúcar de 44 milhões de toneladas por ano em 2015, ou seja, produzir 3,8 bilhões de litros de etanol anualmente. Estima-se que esta produção representará aproximadamente 15% da produção nacional e 4% da produção mundial. A potência instalada total de co-geração de energia elétrica será de 690 MW.

Sustentabilidade - Para atingir os objetivos propostos, a Brenco tem a Sustentabilidade como um dos seus principais valores. A empresa fará toda a colheita da cana-de-açúcar de forma mecanizada, eliminando, portanto, a fase da queimada de palha. Também faz parte do projeto da empresa a criação de Áreas de Proteção Ambiental, recuperação de áreas degradadas, implantação de corredores ecológicos e de programas de segurança do trabalho, saúde ocupacional e educação ambiental, que já estão em desenvolvimento com as comunidades locais.

Outra diretriz fundamental para a Brenco é o respeito à comunidade e a valorização de seus colaboradores. Os fornecedores são preferencialmente locais, o que desde já tem provocado um impacto positivo nas economias dos municípios onde a empresa está se instalando. Toda a mão-de-obra é diretamente contratada com registro em carteira de trabalho, inclusive os trabalhadores rurais contratados para o período de plantio, sendo-lhes concedidos benefícios diferenciados como assistência odontológica, alimentação balanceada, além de assistência médica em rede nacional, seguro de vida entre outros. A Brenco também construiu Centros de Convivência para os colaboradores do plantio, oferecendo alojamentos e alimentação de qualidade, opções de lazer, cultura e esportes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira