Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2008 - 11:17

Caravana da UNE propaga ações da Saúde


Largada foi dada pelo presidente da República no dia 12 de agosto no Rio de Janeiro, a expedição, em parceria com o ministério, visitará 41 universidades defendendo os princípios do SUS.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deram largada à Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, na tarde do dia 12 de agosto (terça-feira), no Rio de Janeiro. Na bagagem, os jovens levarão, entre outros assuntos, a defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde — universalidade, eqüidade, descentralização e participação popular — no ano que o SUS completa 20 anos.

A cerimônia de lançamento da Caravana ocorreu no terreno da União Nacional dos Estudantes, na Praia do Flamengo, 132, e marcou também o início da construção da nova sede da entidade, que, em 2008, festeja 71 anos de fundação.

A expedição - uma parceria entre UNE e Ministério da Saúde - visitará 41 universidades, públicas e privadas, em um trajeto de 32 mil quilômetros, passando, pela primeira vez, em 26 estados e o Distrito Federal. Em cada parada, a equipe do ônibus da Caravana realizará um dia de mobilizações, com atividades culturais e debates sobre temas como violência no trânsito e alcoolismo, educação sexual ― prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, políticas públicas para as mulheres, direitos sexuais e reprodutivos — e política de redução de danos.

A defesa do SUS virá acompanhada da discussão sobre a necessidade de um financiamento adequado para a saúde, materializada na campanha “saúde não é mercadoria”.

Saúde pública - Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a caravana cumpre um importante papel ao colocar a saúde pública na pauta de debate do movimento estudantil. "Não apenas por discutir temas relevantes para a saúde do jovem, mas também por fortalecer o controle social sobre o Sistema Único de Saúde. As idéias que surgirão desta mobilização certamente serão fundamentais para refletirmos sobre as conquistas desses 20 anos de SUS e os desafios que temos pela frente."

De acordo com a direção da UNE, o principal objetivo da expedição é promover uma campanha em defesa da saúde pública, sempre com foco na realidade dos jovens e nas necessidades e problemas específicos de cada estado.

“Nessa caravana, vamos discutir temas que fazem parte do cotidiano dos universitários brasileiros, mas que muitas vezes são tratados como tabus ou com preconceito”, diz a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.

Na preparação da caravana, a direção da UNE contou com a orientação de assessores e técnicos do Ministério da Saúde para trabalhar a abordagem de cada um dos temas que serão levados ao debate nas universidades. O intuito é mostrar, por meio das discussões, a transversalidade dos temas colocados na ordem do dia e aproximar a universidade das comunidades em que está inserida.

Rubéola - A iniciativa dos estudantes favorecerá também a divulgação e mobilização da campanha nacional de vacinação contra rubéola, lançada no último sábado (09/08), com o objetivo de imunizar cerca de 70 milhões de brasileiros, entre 20 e 39 anos, em todo o país, e a partir dos 12 anos nos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Balanço parcial do Ministério da Saúde aponta que, apenas no primeiro dia de campanha, 10,2 milhões de pessoas foram vacinadas — o equivalente a 14% da população alvo.

Além dos temas de Saúde, em cada localidade, a Caravana provocará debates também sobre a reforma universitária e a cultura. As atividades culturais irão privilegiar as manifestações locais com os artistas regionais. | Atendimento ao cidadão: 0800 61 1997 ou 61 3315-2425

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira