Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2008 - 11:20

Secult e Sedu apresentam terceira edição do clássico “História do Estado do Espírito Santo”


Alguns livros têm a vocação para se tornarem clássicos. É o caso da obra “História do Estado do Espírito Santo”, de José Teixeira de Oliveira. A terceira edição do livro será apresentada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Estado da Educação (Sedu),no daí 15 de agosto (sexta-feira), às 17 horas, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta. O evento faz parte das comemorações dos 100 anos do Arquivo Público.

O público presente poderá assistir a um filme raro de Ludovico Persise, um dos pioneiros do cinema nacional, sobre a movimentação de imigrantes em colônias capixabas no início do século passado. Chamado “Cenas de Família”, o vídeo com 20 minutos de duração, contém as mais antigas imagens do Espírito Santo. O conteúdo foi digitalizado e restaurado.

Terceira edição - Este livro foi lançado em 1951, no governo de Jones Santos Neves. Em 1974, o então governador Arthur Carlos Gerhardt Santos decidiu-se pela segunda edição revista e ampliada pelo próprio autor. Em 2008, a obra ganha a sua terceira edição, sob a coordenação do historiador Fernando Antônio de Moraes Achiamé. A ficha técnica é enriquecida com a apresentação de Luiz Guilherme Santos Neves, posfácio de João Eurípedes Franklin Leal, revisão de Reinaldo Santos Neves e fotos de Sérgio Cardoso, Beto Felício, Gildo Loyola, Giovanni Mesquita e Humberto Capai.

Serão mil exemplares de capa dura e outros 10 mil em brochura. Os exemplares estarão disponíveis nas bibliotecas escolares, municipais e comunitárias do Estado, além dos projetos Biblioteca Transcol e Biblioteca Móvel. A idéia é fazer com que cada exemplar encontre um grande número de leitores, fazendo com que a mesma obra seja lida por muitos. Em breve, o livro também poderá ser acessado no site do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APE-ES), no endereço www.ape.es.gov.br.

José Teixeira de Oliveira nasceu em Santa Bárbara, Minas Gerais, em 8 de janeiro de 1913. Fez o ginásio em Muriaé, onde trabalhou como secretário. Em 1935, muda-se para o Rio de Janeiro, onde mais tarde ingressou na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), colando grau em 16 de outubro de 1946.

Trabalhou no jornal “A Noite”, em 1935; no Departamento Nacional do Café (DNC); e foi admitido em 23 de março de 1948 no Tribunal Federal de Recursos, instituição pela qual se aposentou. Era casado com Stella Fontoura Teixeira de Oliveira e faleceu no Rio de Janeiro em 16 de novembro de 2004.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira