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14/08/2008 - 11:27

Programas Legacy 450 e Legacy 500 da Embraer avançam firme

Principais fornecedores já foram selecionados e participam da fase de definição conjunta.

São José dos Campos – A Embraer segue firme no desenvolvimento dos recém-lançados jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500, das categorias midsize e midlight, com a conclusão do projeto preliminar das aeronaves. A fase de definição conjunta (joint definition phase – JDP), foi iniciada formalmente em julho e mais de 20 fornecedores de sistemas-chave já foram selecionados.

Durante essa nova fase, a Embraer trabalhará em conjunto com as empresas escolhidas para refinar e validar as configurações das aeronaves por meio de um processo totalmente digital, utilizando modelos em realidade virtual, o software CATIA V5 e tecnologia no estado-da-arte.

“Selecionamos empresas líderes de mercado para serem fornecedores dos programas Legacy 450 e Legacy 500”, disse Maurício Almeida, Diretor do Programa Legacy 450/500 – Aviação Executiva. “Com as mais novas tecnologias incorporadas, aliadas à expertise das nossas equipes de engenharia, estas aeronaves serão as melhores de suas categorias e oferecerão grande conforto, desempenho excepcional e baixos custos de operação.”

As empresas até o momento como fornecedoras dos programas para Legacy 450 e Legacy 500: BMW Group – DesignworksUSA | Design do interior (juntamente com a Embraer) || Honeywell - Motor (HTF7500E), sistema auxiliar de potência (Auxiliary Power Unit – APU) e sistema de ar condicionado || Rockwell Collins - Sistema aviônico (Pro Line Fusion™) || SKF - Controle de tração e pedais do leme || Pacific Scientific - Geração de energia elétrica || FACC - Mobília e revestimento interno || Polyfab - Isolamento térmico e acústico || Intertechnique - Sistema de oxigênio || Héroux -Devtek Trens de pouso || Goodrich - Assentos da cabine de pilotagem.

Os jatos executivos Legacy 500 e Legacy 450 foram lançados comercialmente pela Embraer na European Business Aircraft Conference and Exhibition (EBACE) deste ano, em Genebra, Suíça, e têm entrada em operação prevista para o segundo semestre de 2012 e 2013, respectivamente. O Legacy 450 terá alcance de 4.260 km (2.300 milhas náuticas) e o Legacy 500 voará até 5.560 (3.000 milhas náuticas). Ambas as aeronaves oferecerão conforto e espaço em uma cabine inovadora e com estilo, com 1,82 metro (6 pés) de altura sem piso rebaixado, característica única em suas categorias. Os projetos incluem tecnologias avançadas que melhorarão o desempenho e, ao mesmo tempo, reduzirão os custos operacionais e a carga de trabalho.

Legacy 450 e o Legacy 500 - Os principais requisitos de projeto dos novos jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500 são conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo operacional. Ao estabelecer um novo paradigma nas suas respectivas categorias, o interior dos jatos, projetado em parceria com o BMW Group DesignworksUSA, oferecerá conforto e estilo inigualáveis: uma cabine com 1,82 metro (6 pés) de altura em toda a extensão e um lavatório traseiro que ocupa a seção da cabine por completo e conta com um sistema de limpeza externa. Estes jatos revolucionários terão a maior cabine e o melhor isolamento acústico das suas categorias, bem como o maior volume de compartimento de bagagem. O Legacy 450 possui uma cozinha (galley) totalmente equipada com pia e o Legacy 500 oferece uma copa completa.

O sistema aviônico no estado-da-arte da Rockwell Collins, o Pro Line Fusion, equipará os dois jatos, que oferecerão um nível de capacidade ímpar para os segmentos midlight e midsize, possibilitando um amplo alerta situacional com uma interface altamente intuitiva para o usuário.

A cabine de comando possui quatro monitores de 15,1 polegadas de alta resolução, com configuração T e avançada capacidade gráfica. Os sistemas de visão sintética (Synthetic Vision System), de informações de vôo integradas (Integrated Flight Information System), de gerenciamento de vôo avançado (Advanced Flight Management System) e de controle de potência automático em todas as fases do vôo (full-flight regimen auto-throttle) são características padrões da cabine. Os sistemas de visão melhorada (Enhanced Vision System - EVS) e de orientação visual (Head-up Guidance System - HGS) serão oferecidos como opcionais.

Os motores de última geração HTF7500E, da Honeywell, com 6.000 a 7.000 libras deempuxo, equiparão o Legacy 450 e o Legacy 500. Este sistema de propulsão, que respeita o meio ambiente e é baseado na comprovada plataforma do motor HTF7000, incorpora as mais recentes tecnologias para cumprir os requisitos de desempenho com aprimorada eficiência em termos de consumo de combustível, facilidade de manutenção, baixos custos operacionais e nível reduzido de emissão de ruídos e poluentes.

Ambos os jatos terão um sistema de atuadores único em suas categorias, com fly-by-wire para acionar os ailerons, os profundores, o leme e os spoilers. Computadores de alta velocidade redundantes e controladores manuais laterais possibilitarão um vôo suave para os passageiros e oferecerão aos pilotos a vantagem de uma resposta sem esforços, com maior controle, mais conforto, menor carga de trabalho e proteção do envelope de vôo.

O Legacy 450 está sendo projetado para ter alcance de 4.260 km (2.300 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 4.070 km (2.200 milhas náuticas) com oito passageiros, incluindo reservas NBAA IFR. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Atlanta (EUA) a Seattle, de Nova York à Cidade do México (México), de Moscou a Madri (Espanha) ou Riad (Arábia Saudita), ou ainda do Rio de Janeiro (Brasil) a Bariloche (Argentina).

O Legacy 500 está sendo projetado para ter alcance de 5.560 km (3.000 milhas náuticas) com= quatro passageiros ou 5.190 km (2.800 milhas náuticas) com oito passageiros, incluindo reservas NBAA IFR. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Miami a Seattle, de Nova York a Los Angeles, ou de Los Angeles a Honolulu, nos Estados Unidos, bem como de Gander (Canadá) a Paris (França), Paris a Riad (Arábia Saudita), Moscou (Rússia) a Nova Déli (Índia), ou do Rio de Janeiro (Brasil) a Chicago (EUA) com uma parada em Caracas (Venezuela). Ambos Legacy 450 e Legacy 500 terão as maiores velocidades de cruzeiro em suas classes (Mach 0.78 e Mach 0.80, respectivamente). As aeronaves também terão um tempo reduzido de subida a grandes altitudes e excelente desempenho de pista.

Perfil - A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2008, a Embraer contava com 23.855 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 20,7 bilhões. | www.embraer.com.br

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