Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2008 - 11:40

Aspectos fiscais para industrialização

Com a globalização dos mercados, devido ao aumento de competitividade entre as empresas, é cada vez mais comum que indústrias de grandes marcas se dediquem à comercialização e aos esforços de marketing, terceirizando quase que totalmente as rotinas de produção ou grande parte delas. O objetivo desta iniciativa é a redução de custos, aumento de capacidade e competitividade no atendimento ao cliente final.

Nesse foco, a terceirização é um fenômeno que ocorre em todo o mundo e possibilita que as empresas detentoras da marca possam investir em novos nichos. Em contrapartida, as indústrias terceiristas, a fim de atender essa demanda, precisam investir em soluções que controlem desde a entrada de material até sua saída, inclusive, na parte fiscal. Daí a necessidade de buscar uma ferramenta que atenda aspectos fiscais, contábeis e de controles de movimentação de materiais.

O objetivo de uma solução de gestão empresarial é controlar tudo que entra e sai de uma empresa, seja na forma material, monetária e fiscal. No que tange às empresas que atuam em terceirização de manufatura é essencial que o sistema possibilite um controle apurado no recebimento e na devolução de materiais (consumidos ou não no processo de industrialização).

É importante ressaltar que uma das grandes dificuldades das empresas que atendem esse segmento é o planejamento minucioso dos materiais necessários à produção e o seu conseqüente controle. Sendo assim, módulos focados em MRP II (Manufacturing Resource Planning), S&OP (Sales and Operation Planning) e até mesmo APS (Advanced Planning Scheduling) são essenciais para um planejamento e controle seguros de uma operação terceirizada.

Em uma solução de gestão empresarial, a situação fiscal e financeira também deve ser plenamente atendida, ainda mais em casos quando se administra produtos de terceiros, em que as questões fiscais se tornam ainda mais emblemáticas. Um sistema completo deverá atender essas nuances e detalhes de maneira detalhada e simples, concomitantemente.

É importante destacar que uma das dificuldades comuns às empresas terceiristas é a de controlar todos os materiais que chegam à empresa, sejam enviados pelo fornecedor do cliente ou pelo próprio cliente, administrando assim as suas respectivas notas fiscais de cobertura (que dão o respaldo fiscal para a operação). É essencial que o sistema de gestão existente dentro da empresa permita verificar por meio de relatórios, se a empresa recebeu ou não a nota fiscal de cobertura do material recebido, podendo até impedir o faturamento do serviço se for o caso.

A realização do Inventário de Estoque também é sempre outra grande preocupação desse segmento: os materiais de terceiros em poder da empresa, separados dos materiais próprios, valorizando cada item pelo valor médio apurado através da entrada de notas fiscais é algo que o gestor de uma terceirista sempre deve observar ao se deparar com uma solução focada em seu modelo de trabalho.

. Por: Roseli Nunes éformada em Ciências, pós graduada em Análise de Sistemas e em Controladoria para não contadores. Atua como coordenadora de projetos de implantação na ABC71 Soluções em Informática desde 1994.| www.abc71.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira