Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2008 - 09:40

Bahia foi pioneira na estruturação do turismo étnico

A Bahia, cuja capital Salvador tem mais de 80% por cento da população afrodescendente, foi o primeiro Estado brasileiro a estruturar o segmento do turismo étnico. A informação foi ressaltada pela então ministra do Turismo Marta Suplicy ao participar no dia 15 de maio de audiência pública promovida pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal.

Na ocasião, o secretário do Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, salientou que o projeto de turismo étnico foi apresentado no ano passado ao Ministério do Turismo por iniciativa do governador Jaques Wagner e da Secretaria de Turismo. "Nossa intenção é tornar o Estado mais atraente para os turistas afrodescendentes norte-americanos, um público interessado em reatar suas raízes com a África", afirmou.

Coube então ao governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, lançar em agosto do ano passado o Programa de Desenvolvimento do Turismo Étnico durante a Festa da Irmandade da Boa Morte. Na época, o Ministério do Turismo assinou um convênio no valor de R$ 1,2 milhão para ações imediatas de elaboração e diagnóstico.

Investimentos em qualificação - Também foram feitos investimentos em cursos e na capacitação e qualificação, visando preparar profissionais para prestar um serviço de qualidade nessa área. Foram realizados ainda, seminários voltados para associações de capoeira e comunidades religiosas de matriz africana, além de pesquisas que identificaram as principais necessidades para a estruturação do segmento turístico no Estado.

O coordenador do Turismo étnico-afro da Secretaria do Turismo, Billy Arquimimo, explica que já havia uma prática do turismo étnico anteriormente, mas tinha uma dimensão limitada e pouco trabalhada empresarialmente. Para desenvolver e normatizar institucionalmente o segmento foi aberto um diálogo amplo com vários setores da sociedade, possibilitando que esses setores fizessem contribuições valiosas e muitas delas foram incorporadas ao programa delineado pela Secretaria do Turismo.

Um exemplo marcante foi a reunião de trabalho com lideranças de templos religiosos de matriz afro da Bahia, no Centro de Convenções, em outubro de 2007. O evento possibilitou que lideranças dos terreiros do candomblé pudessem contribuir com propostas para a formatação de uma publicação que deixará clara sua interlocução com empresários do turismo, governo e a sociedade. | www.setur.ba.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira