Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2008 - 09:40

Vôo dos EUA à Bahia incrementará o turismo étnico

O secretário de Turismo Domingos Leonelli destaca que para se incrementar o turismo étnico é preciso aumentar o número de vôos dos EUA para a Bahia. O Departamento de Aviação Civil (DAC) do Brasil e o Department Of Transportation (DOT), órgão equivalente do governo norte-americano, já autorizaram a operação de um vôo diário regular entre cidades dos Estados Unidos da América (EUA) e Salvador.

A notícia foi divulgada em São Paulo pelo governador Jaques Wagner, no dia 14 de julho (quinta-feira), durante palestra seguida de almoço no Clube Monte Líbano, organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-SP), para 400 empresários paulistas.

A autorização dos órgãos que regulam a aviação civil nos dois países é o primeiro passo, restando agora as companhias aéreas definirem o início da operação. O trabalho para atração de vôos regulares para os EUA foi um dos principais assuntos durante a visita da secretária de Estado Condoleezza Rice a Salvador, em março deste ano.

O assunto também foi discutido em abril deste ano, em Miami, Flórida (EUA), durante um encontro do governador com o vice-presidente da American Airlines para a América Latina, Peter Dolara. Em novembro do ano passado e fevereiro deste ano dirigentes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) tiveram duas reuniões em Atlanta, Geórgia (EUA), sede da Delta Airlines, onde discutiram a possibilidade de vôos regulares para Salvador.

Bom poder de compra - Segundo pesquisa realizada em 2004 pelo Census and National Center for Educational Statistic Educational, a população afro-americana cresceu 35% desde 1990, enquanto seu poder de consumo aumentou 222% - dados que foram acompanhados por uma significativa evolução da escolaridade e ocupação de cargos de gerência.

Depois dos argentinos, os turistas norte-americanos são os que mais visitam o Brasil, totalizando 700 mil em 2007. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, realizado em 2006, 34,3% dos turistas americanos visitaram o Brasil para fazer negócios ou participar de congressos e convenções, 34,8% vieram encontrar familiares e amigos, e 26,7% vieram a lazer. O gasto médio diário do turista americano é de US$ 138,84.

Ainda segundo dados do presidente da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros, João Bosco Borba, os afro-americanos respondem atualmente por cerca de 12% do PIB dos Estados Unidos, embora, representem aproximadamente 13% da população do país. Os dados indicam condições favoráveis para o desenvolvimento na Bahia do turismo étnico, principalmente entre os afro-americanos, que vêm buscar sua identidade.

Divulgação atrai mais turistas - Por serem os principais destinos de turismo étnico no Brasil, Rio e Bahia são destaques na primeira campanha publicitária do Ministério do Turismo dirigida ao público afro-americano. Salvador é o terceiro destino mais procurado pelos turistas afrodescendentes norte-americanos, logo após do Rio de Janeiro e São Paulo e na frente de Foz do Iguaçu e Manaus.

A campanha deve se estender até setembro e terá investimento total de R$ 3,48 milhões para atingir revistas nacionais, sites voltados para o turismo e inserções na CNN, além de campanha de rua em Nova York, Miami e Los Angeles. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aposta no público afrodescendente norte-americano, para quem foram produzidas peças exclusivas para a mídia especializada, como a revista Giant e a rede TV One, que têm programação abordando estilo de vida, entretenimento e turismo.

Setur premiada - A iniciativa de promover o turismo étnico institucionalmente já rendeu um prêmio que foi recebido pelo coordenador de Turismo Étnico da Secretaria de Turismo da Bahia, Billy Arquimimo, representando o secretário Domingos Leonelli, no dia 25 de maio no Four Plus Hotels de São Paulo: o III Prêmio África Brasil 2008, em comemoração ao Dia da Libertação da África, festejado em 25 de maio, instituído pela ONU em 1972.

Iniciativa do Centro Cultural Africano, o prêmio visa reconhecer e divulgar projetos, além de ações significativas que beneficiem diretamente a comunidade afro-brasileira, em várias áreas de atuação, como educação, artes e cultura, esporte, políticas públicas, poder público, relações exteriores e religião. || www.setur.ba.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira