Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2008 - 09:43

Estudantes do Unilasalle criam Mesa Multitoque utilizando somente softwares livres


Quatro alunos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Ciência da Computação do Centro Universitário La Salle – Unilasalle – desenvolveram uma Mesa Multitoque, sistema que permite a utilização de computador mediante toque digital, dispensando o uso de mouse ou de teclados.

A tecnologia ainda é pouco usada em escala industrial, mas está entre as ferramentas do futuro, para todos os tipos de uso de computador. O sistema deverá ser um dos mais utilizados em todos os equipamentos de informática no futuro. Os estudantes do Unilasalle buscam uma forma mais barata de produzir a ferramenta, a partir de softwares livres.

Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, e o apoio para pesquisa da instituição, foi possível viabilizar este projeto.

Os estudantes dedicam cinco dias por semana ao projeto que é inédito no Rio Grande do Sul, por ter sido criado utilizando o sistema operacional Linux, um software livre que, como tal, permite que os estudantes possam alterar sua configuração e promover melhorias.

Os bolsistas responsáveis pelo projeto são Luis Wolfarth e Fábio Biscaglia, estudantes de Engenharia de Telecomunicações, e Jonas Friedrich e Leonardo Bays, de Ciência da Computação.

O coordenador do Laboratório de Multimídia do Unilasalle, professor Gaspare Bruno, está auxiliando o grupo na busca de apoio empresarial para a iniciativa. O professor afirma que “o estágio em que os alunos estão com a mesa multitoque é muito adiantado, e precisamos de apoio para começar a trabalhar no aperfeiçoamento do projeto, de forma que ele possa ser utilizado no mercado”. Ele acredita que da tecnologia, que pode ser muito útil para empresas de vários segmentos, e está auxiliando o grupo na busca de apoios. Segundo o professor Gaspare Bruno, o próximo passo seria a captação de recursos junto à FINEP para a transferência da tecnologia para as empresas interessadas – “A FINEP é uma grande parceira, mas para essa parceria precisamos de empresas que nos permitam a aplicação do produto no mercado”.

O grupo de alunos do Unilasalle está desenvolvendo o projeto da mesa multitoque, com foco nas áreas de educação e entretenimento.

A mesa multitoque idealizada pelos alunos do Unilassale pode ser vista em funcionamento, no Laboratório no Unilasalle, de segunda a sexta-feira.

O projeto dos alunos do Unilasalle - A técnica multitoque permite o uso de uma aplicação computacional visual por múltiplos usuários em uma mesma interface visual sem o uso de dispositivos de controle convencionais (mouse, teclado). O multitoque consiste em uma tela de toque, que pode ser uma mesa, uma lousa, ou até uma parede. A interação computacional acontece através de toques com os dedos na tela. O usuário pode empregar todos os dedos simultaneamente para usar um programa, podendo este estar manipulando uma imagem, um vídeo, jogando games ou simplesmente usando o sistema operacional sem teclado ou mouse e ainda com o auxílio de um teclado virtual projetado sobre a tela.

O protótipo reproduzido pelo Laboratório de Estudos em Sistemas Multimídia Avançados – LESMA - consiste em uma mesa que utiliza o princípio FTIR (Frustrated Total Internal Reflection), que é a propriedade de um material, no caso uma tela de acrílico, permitir a propagação de luz que incide pelas bordas, semelhante ao que acontece com um cabo de fibra óptica. Por uma questão técnica a luz utilizada é invisível e possui faixa de freqüência infravermelho que é emitida por LEDs (sigla traduzida do inglês: Diodos Emissores de Luz), os mesmos encontrados nos controles remoto de televisores. Quando os dedos encostam-se à tela de acrílico, uma parte da luz é refletida em todas as direções ao invés de continuar se propagando no sentido do feixe na tela. Uma câmera que opera com luz na faixa do infravermelho detecta os pontos luminosos gerados pela difração da luz nos dedos que estão tocando a tela. Esta informação é processada pelo computador e se transforma em interação com a imagem projetada na região onde os dedos encostam.

O projeto utiliza o Software Touchlib, que é uma biblioteca desenvolvida em software livre, já amplamente utilizada em outros projetos, com o propósito de analisar imagens provenientes de uma câmera em tempo real e identificar toques em uma superfície. A imagem capturada pela câmera consiste de formas brancas (onde há dedos tocando na superfície) – chamadas comumente de “blobs” – sobre um fundo escuro. Esta imagem é então analisada pela biblioteca Touchlib, que identifica a posição de cada blob na imagem e transmite as informações de posição e movimento de cada um para os demais aplicativos. Não há limite no número de pontos de toque identificados, o que permite que vários usuários utilizem a mesa ao mesmo tempo.

Tanto a biblioteca quanto os aplicativos rodam sobre o sistema operacional Linux, sendo a distribuição Ubuntu escolhida para o projeto. O laboratório está constantemente gerando atualização para esta biblioteca. Um dos focos do laboratório é expandir as funcionalidades desta biblioteca para que seja possível reconhecer objetos colocados sobre a mesa, como copos ou comeras. Por ser baseada em software livre, estas atualizações podem ser utilizadas por todos os demais projetos que se utilizam desta biblioteca de desenvolvimento.

Como o projeto é baseado em uma biblioteca aberta, vários aplicativos já foram desenvolvidos pela comunidade de software livre. Um dos aplicativos mais interessantes é o Multitouch Media Application, que permite a visualização de fotos e vídeos na tela, podendo mover, rotacionar, aproximar ou afastar cada foto ou vídeo apenas com movimentos dos dedos sobre a superfície da mesa. Há também aplicativos que possibilitam ao usuário criar músicas, seja através de um teclado virtual com sons de piano, guitarra e outros instrumentos como o MultiKey, ou através da manipulação de formas na tela como no Musical Squares. Existem inúmeras aplicações possíveis para a utilização da mesa, entre elas o uso para jogos e outros ambientes para múltiplos usuários.

As atuais aplicações em desenvolvimento pelo laboratório possuem foco na área de educação e entretenimento. Uma das aplicações TouchEDU, que quando concluída irá permitir que objetos de aprendizagem possam ser desenvolvidos utilizando a tecnologia de multitoque. Um segundo projeto consiste no desenvolvimento de interfaces alternativas, onde um sistema operacional possa ser operado totalmente com o uso de toques. Outros focos de desenvolvimento seguem a área de tele-medicina, para analise de imagens medicas, e multimídia, para manipulação de áudio e vídeo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira