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15/08/2008 - 09:49

Unisys desenvolve, integra e gerencia sistemas do novo terminal do aeroporto de Pequim

Projeto de expansão do Terminal 3 proporcionou a infra-estrutura de transporte necessária para a capital chinesa receber as Olimpíadas.

A Unisys exerceu papel essencial na inauguração do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Pequim (BCIA, na sigla em inglês). A companhia desenvolveu, integrou e hoje gerencia os principais sistemas do Terminal 3 do BCIA, que passou a operar em tempo integral em março último – e se tornou o maior terminal aeroportuário do mundo.

O projeto de expansão do Terminal 3 proporcionou a infra-estrutura de transporte necessária para a capital chinesa receber os Jogos Olímpicos. Até 2015, o BCIA terá capacidade para atender uma meta de 76 milhões de passageiros e 580 mil vôos por ano – mais de 124 vôos por hora nos horários de pico.

Autoridades do BCIA outorgaram à Unisys o contrato de integração de sistemas do Terminal 3 em meados de 2005. A companhia designou uma equipe dedicada de técnicos e especialistas nas funções de projeto e desenvolvimento, arquitetura, testes, treinamento, documentação e gerenciamento geral de programas para trabalhar nessa importante tarefa.

O setor de Gerenciamento de Tecnologia da Informação (TI) do BCIA declarou satisfação pelo funcionamento tranqüilo do sistema integrado pela Unisys. O BCIA aprimorou a administração operacional do aeroporto por meio da capitalização da especialização da companhia nessa área.

Como principal integradora de sistemas, a Unisys foi responsável por um grande volume de resultados, permitindo que as operações do aeroporto contem com o suporte de uma tecnologia eficiente e flexível. Entre as responsabilidades da companhia nesse projeto destacam-se: • Sistema de informação de operação em terra – A Unisys designou, desenvolveu e implementou o sistema, que gerencia as informações sobre vôos em todo o aeroporto, inclusive nos Terminais 1, 2 e 3. O sistema recebe continuamente os dados mais recentes relacionados a vôos do controle de tráfego aéreo, dos sistemas de linhas aéreas e dos agentes operacionais, armazenando as informações no banco de dados de operações e repassando-as em tempo real aos sistemas pertinentes do aeroporto e às principais partes interessadas da comunidade aeroportuária. O sistema inclui um sofisticado componente de gerenciamento de recursos para supervisionar e alocar vários deles, como postos de táxi, portões, guichês de check-in e esteiras de bagagens, de modo a aumentar a eficiência e reduzir os atrasos dos vôos. E ainda possibilita que os funcionários façam um monitoramento a fim de verificar se o aeroporto está prestando os níveis corretos de serviços às companhias aéreas e aos passageiros, melhorando tanto as operações aeroportuárias quanto a experiência dos viajantes;

• Projeto da estrutura de integração – A Unisys projetou a estrutura geral de integração dos sistemas do novo Terminal 3 e integrou com êxito mais de 20 sistemas operacionais essenciais antes da inauguração do terminal. Em seguida, a empresa implementou o sistema, que resultou em uma interoperabilidade entre sistemas distintos e em uma arquitetura de integração dimensionável e de fácil gerenciamento;

• Estratégia de migração – A Unisys auxiliou na definição da estratégia geral de migração e produção dos novos sistemas de TI antes da transferência progressiva de vôos para o Terminal 3. O BCIA solicitou que a migração não afetasse as operações nos Terminais 1 e 2. A Unisys criou um plano estratégico, segundo o qual o novo Banco de Dados Operacional do Terminal 3 do aeroporto gerenciaria a aquisição de todos os dados provenientes de fontes externas relacionadas a todos os vôos do aeroporto, como controle de tráfego aéreo, e distribuiria essas informações aos bancos de dados operacionais dos Terminais 1 e 2;

• Modelo operacional do futuro – Com base na sua abordagem 3D BlueprintingTM, a Unisys utilizou o modelo operacional do futuro para o BCIA, permitindo que ele se tornasse o aeroporto central e para que competisse com eficácia com outros aeroportos importantes da região. Com a utilização dessa metodologia comprovada e a experiência da companhia em outros aeroportos, como o Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, a Unisys recomendou um novo modelo para as práticas operacionais e comerciais do BCIA, possibilitando que o aeroporto avalie continuamente futuras mudanças em seus processos operacionais.

Perfil da Unisys - A Unisys é uma empresa mundial de serviços e soluções de Tecnologia da Informação. Nossos profissionais oferecem consultoria, integração de sistemas, outsourcing e serviços de infra-estrutura combinados com tecnologia para servidores corporativos. A companhia é especializada em ajudar clientes a usar a informação para criar operações de negócios eficientes e seguras, que os permitam alcançar seus objetivos. Nossos consultores e especialistas trabalham com clientes para entender seus desafios de negócios e criar maior visibilidade para conexões críticas em suas operações. || www.unisys.com.br

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