Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2008 - 10:08

GPC Química anuncia investimentos em fábricas

Maior produtora de resinas termofixas do país vai investir mais de 20 milhões para ampliar sua produção de resinas.

A GPC Química, maior produtora de resinas, formol e metanol do país, reúne em Curitiba os principais fabricantes de painéis de madeira do Brasil, no dia 13 de agosto. O encontro vai discutir a evolução tecnológica da indústria de resinas, um dos principais insumos da indústria de painéis. Para atender a demanda gerada pelo crescimento constante do setor de painéis, a empresa projeta um investimento de mais de R$ 20 milhões em suas fábricas. Atualmente a GPC Química possui três unidades de produção de resinas instaladas em Araucária, no Paraná, Gravataí, no Rio Grande do Sul e Uberaba, Minas Gerais.

A GPC Química é resultado da fusão de duas grandes empresas do setor químico nacional: a Synteko, maior fabricante de resinas termofixas e vernizes do país e a Prosint, maior produtora de metanol. A GPC Química surge como o braço químico do Grupo Peixoto de Castro, que atua em outros setores como siderurgia, finanças e imobiliário.

Com a fusão das antigas empresas, a GPC Química passa a participar de toda a cadeia produtiva de resinas termofixas, desde a fabricação de metanol até a venda no varejo. A capacidade de produção da empresa hoje é de 840 mil toneladas por ano de produtos finais e intermediários. O foco principal é atender o crescente mercado nacional, que gera um faturamento anual para a empresa de 500 milhões de reais.

Crescimento - O mercado de resinas para painéis de madeira vem crescendo de forma consistente nos últimos anos devido à aceleração dos mercados de construção civil e mobiliário. A GPC Química é a principal fornecedora de resinas para o setor de painéis de madeira, um dos que mais investe e cresce no país. Tem atualmente capacidade para produzir 250 mil toneladas de formol e 350 mil toneladas de resinas por ano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa), as empresas devem investir aproximadamente US$ 1 bilhão até 2010. O objetivo é ampliar as áreas de reflorestamento e criar novas unidades de produção de MDF e MDP, o que geraria um aumento de 40% na capacidade produtiva do setor. A entidade estima que a produção anual, que em 2007 atingiu a marca dos 4,5 milhões de metros cúbicos, chegará a 10,0 milhões de metros cúbicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira