Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2008 - 10:27

Posse dos diplomatas aprovados no concurso de 2008

Foi publicada, no Diário Oficial da União do dia 14 de agosto (quinta-feira), a nomeação de 114 Terceiros Secretários aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2008. A posse dos nomeados está marcada para as 10 horas ddo dia15 de agosto, em cerimônia a ser presidida pelo Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.

A primeira lotação dos novos diplomatas será no Instituto Rio Branco (IRBr), onde realizarão o Curso de Formação. Os alunos poderão, ainda, habilitar-se ao Mestrado em Diplomacia do IRBr.

A nova turma do Instituto Rio Branco, que iniciará suas atividades discentes no dia 18 de agosto, conta com três doutores, 12 mestres e 8 mestrandos.

A formação de base dos novos diplomatas é bastante diversificada, com representantes de mais de vinte áreas do saber. Os alunos provenientes dos cursos de Direito (39 alunos) e de Relações Internacionais (23) são os mais numerosos, seguidos dos graduados em Jornalismo (9), Letras (7) , Economia (6) e História (5). Há também graduados em Ciências Exatas, como Física e Engenharia, e em Ciências da Saúde, como Medicina, Odontologia e Fisioterapia.

O conjunto é constituído de 29 mulheres e de 85 homens. A participação feminina, de pouco mais de 25%, é ligeiramente superior à verificada em turmas anteriores.

A média de idade dos novos diplomatas é de 27 anos e 9 meses. Mais da metade da turma tem entre 25 e 30 anos. O diplomata mais jovem da turma terá 21 anos na data da posse e o mais velho, 45 anos.

A origem geográfica é consideravelmente variada, com pessoas naturais de 15 Unidades da Federação. O Estado com maior número de diplomatas na nova turma é o Rio de Janeiro (26), seguido de São Paulo (23), Minas Gerais (17), Distrito Federal (14) e Rio Grande do Sul (11). Há 10 nascidos no Nordeste e 3 originários da região Norte.

Entre os novos diplomatas, há três beneficiários do "Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco - Bolsa Prêmio de Vocação para a Diplomacia", que receberam, por dois anos consecutivos, bolsas de estudos para custear sua preparação para o concurso e disputaram as vagas em igualdade de condições com os demais candidatos.

Além dos diplomatas brasileiros, a nova turma do Curso de Formação do IRBr acolherá alunos indicados pelas Chancelarias de Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Angola. Receberá, ainda, dois alunos argentinos, com base em tradicional cooperação entre o IRBr e seu congênere argentino, o Instituto do Serviço Exterior da Nação (ISEN).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira