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15/08/2008 - 11:01

Grendene aumenta 30,1% o lucro líquido no 2T08

Incrementa 1% a receita líquida, e em 7,3% o volume de calçados vendidos no exterior e mantém a liderança de maio exportador de calçados no brasil. Previsão da companhia é aumentar em 10% a sua Receita Bruta e em 5% o Volume de Vendas para 2008.

Sobral– A Grendene (Bovespa: Novo Mercado - GRND3) divulga nos seus resultados do 2º trimestre, importantes conquistas no mercado internacional que refletem o fortalecimento e a consolidação das marcas no exterior. As estratégias de segmentação, inovação constante e marketing agressivo têm se mostrado eficientes e contribuído para esta expansão.

“Os bons resultados mostram que as atitudes tomadas pela empresa em fevereiro foram acertadas. Foram reações rápidas que reafirmam a velocidade de resposta da Grendene e sua capacidade de navegar em qualquer cenário econômico”, afirma Francisco Schmitt, Diretor de Relações com Investidores. “A Grendene está corretamente posicionada no mercado, atendendo segmentos onde possui expressiva liderança e com um catálogo de produtos adequado para sua conjuntura”.

No mercado externo, comparando o 1º semestre de 2008 com igual período de 2007, a Grendene apresenta altas de 39,3% na receita bruta em dólar, de 30,5% no volume de vendas e de 6,8% no preço médio em dólar. Já as exportações brasileiras, segundo dados da SECEX/Abicalçados, cresceram apenas 1,5% em dólar, houve queda de 2% no volume de vendas e acréscimo de 3,6% no preço médio. Desta maneira, a participação da Grendene nas exportações de calçados brasileiros passou de 21,3% no 1º semestre de 2007 para 28,4% no 1º semestre de 2008. “O modelo diferenciado de negócio e o acerto na sua estratégia fazem com que a Grendene mantenha sua liderança absoluta em número de pares exportados”, analisa Schmitt. “Além disso, em julho realizamos a primeira convenção internacional de vendas da Melissa que hoje é a marca brasileira de moda com a distribuição mais consistente no mercado internacional e apontando um cenário promissor”, completa.

No mercado interno, apesar das dificuldades que o setor tem enfrentado, a Grendene prevê crescimento para 2008. Um dos motivos foi a boa receptividade dos nossos produtos na FRANCAL, com destaque para a nova coleção Ipanema Gisele Gisele Bundchen Sementes, que reforça a preocupação ambiental da empresa, e para consolidar esta parceria, em setembro a empresa estará organizando diversos eventos de marketing. Também em setembro está previsto o lançamento dos produtos da nova marca “Zaxy teen”, reforçando a segmentação do mercado de atuação. “São ações que alavancam o reconhecido talento da Grendene em traduzir tendências de moda em produtos de sucesso”, afirma Schmitt.

Desta maneira, para 2008 a expectativa da Grendene é ampliar a Receita Bruta em 10% e o Volume de Vendas em 5% em relação ao ano de 2007.

Principais Destaques - De acordo com a SECEX/MDIC, as exportações brasileiras de calçados no 1º semestre de 2008, comparadas ao 1º semestre de 2007, cresceram 1,5% em dólar e sofreram retração de 2% em volume de pares vendidos; o preço médio em dólar destas exportações aumentou em 3,6%. Comparativamente, a Grendene no mesmo período cresceu: 39,3% a receita bruta em dólar, 30,5% o volume de vendas e 6,8% no preço médio em dólar.

O Lucro Líquido Ajustado no 2º trimestre de 2008 foi de R$ 40,6 milhões: crescimento de 30,1% em relação ao 2º trimestre de 2007 (R$ 31,2 milhões), margem líquida de 18,5%. Já o Lucro Bruto atingiu R$ 87,8 milhões, com margem bruta de 40%. O EBITDA ajustado atingiu R$ 45,8 milhões, margem do EBITDA ajustado 20,9%.

No 1º semestre de 2008, a Receita Bruta de vendas da Grendene atingiu R$ 618,4 milhões. A Receita Líquida foi registrada em R$ 483,7 milhões.

A Receita Bruta no mercado externo cresceu 15,5% em reais e 39,3% em dólares, passando de R$ 111,3 milhões no 1º semestre de 2007 para R$ 128,6 milhões no 1º semestre de 2008 e de U$ 54,4 milhões no 1º semestre de 2007 para U$ 75,8 milhões no 1º semestre de 2008.

A receita bruta no mercado interno do 2º trimestre de 2008 atingiu R$ 251,6 milhões, o que representa alta de 15,7% em relação ao 2º trimestre de 2007 (R$ 217,5 milhões); foram vendidos 20 milhões de pares no mercado interno, contra 18,9 milhões de pares no 2º trimestre de 2007.

O volume de vendas total de 64,8 milhões de pares no 1º semestre de 2008 representa alta de 14% quando comparado com igual período de 2007. O preço médio passou de R$ 10,20 para R$ 9,54 – queda de 6,5% no período.

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