Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2008 - 11:06

Encontros em Campinas e João Pessoa debatem experiências em educação integral

Experiências em educação integral, em desenvolvimento em vários pontos do Brasil, serão discutidas durante dois encontros regionais, em João Pessoa (PB) e Campinas (SP), do Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação. Uma das experiências em foco é a do Projeto Comunidade Integrada, desenvolvido em Belo Horizonte (MG).

O Encontro Regional de João Pessoa será realizado entre dias 19 e 20 de agosto, no Best Western Hotel Caiçara (Av. Olinda, 235 – Tambaú). O Encontro de Campinas, entre 26 e 27 de agosto, será no no Victoria Eventos, localizado na Rodovia D. Pedro I, km 123,5 acesso pela saída 122 Valinhos/Joaquim Egídio.

A experiência do Projeto Comunidade Integrada será apresentada pela sua coordenadora, Lucia Helena Nilson, pesquisadora da Área de Educação e Comunidade do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O CENPEC assessora a Prefeitura de Belo Horizonte no desenvolvimento do Comunidade Integrada, projeto que visa potencializar os serviços e espaços públicos nas áreas de abrangência das regionais administrativas do município como instrumentos do processo de educação integral de crianças e adolescentes. O Projeto tem o apoio da Fundação Itaú Social.

Durante os Encontros, os responsáveis pelos onze projetos desenvolvidos na Segunda Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, em Campinas e na Região Metropolitana de João Pessoa, terão oportunidade de relatar a evolução e eventuais dificuldades de cada um deles, assim como serão discutidos os próximos passos. Os cinco projetos em Campinas e seis em território paraibano serão visitados no dia seguinte aos Encontros.

Outro momento dos Encontros será reservado para o relato sobre o IV Fórum Educativo Mercosul “Educação e Cidadania em um Novo Cenário Regional”, realizado entre os dias 12 e 13 de junho de 2008, em Buenos Aires, capital da República Argentina. O Programa pela Educação em Tempo Integral foi apresentado como exemplo de articulação durante o IV Fórum Educativo Mercosul.

Gestor do Fundo Juntos pela Educação, o Instituto Arcor Brasil foi convidado a participar de uma das oficinas do Fórum Educativo Mercosul, para apresentar a experiência do Programa pela Educação em Tempo Integral, que tem vários aspectos estreitamente ligados aos objetivos gerais do evento: promover e fortalecer a articulação entre Estado e Sociedade Civil, identificando e refletindo sobre os desafios atuais na região do Mercosul e propor ações que potencializem esta articulação e fortaleçam uma cidadania ativa e crítica.

O Programa pela Educação em Tempo Integral representa experiência inovadora na história da educação no Brasil. Iniciativa lançada em 2005 e mantida pelo Fundo Juntos pela Educação, o Programa objetiva proporcionar a educação em tempo integral, para crianças e adolescentes vivendo em condições de vulnerabilidade social, por meio da ação articulada, em redes de aprendizagem, entre escolas públicas, organizações não-governamentais e outros ativos de suas respectivas comunidades, como Igrejas, centros comunitários, centros de saúde e assistência social.

A segunda edição, em 2008, tem como grande desafio consolidar e expandir as redes de aprendizagem iniciadas na primeira edição, entre 2006 e 2007. A maioria dos onze projetos da Segunda Edição dá continuidade às redes de aprendizagem iniciadas na Primeira Edição e que foram ampliadas, com a adesão de novos parceiros. Ao todo, mais de 70 organizações estão envolvidas nos onze projetos, em comparação com as cerca de 50 da primeira edição.

O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004, pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE - Apoio a Cultura, Educação e Promoção Social, com apoio da Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas). || www.institutoarcor.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira