Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2008 - 11:19

Ultra adquire a rede Texaco

Aquisição torna a Ipiranga a maior rede privada capaz de competir em escala nacional.

São Paulo - O Ultra assinou hoje contrato de compra do negócio de distribuição de combustíveis Texaco no Brasil. Com a aquisição, a Ipiranga passará a atuar no setor em todo o território nacional. As operações de Ipiranga e Texaco formarão uma rede de mais de 5 mil postos e com 23% de participação no mercado brasileiro.

– O Brasil está passando por uma transformação econômica, com crescimento e melhoria da distribuição da renda no país. O investimento em uma rede de prestação de serviços é, nesse sentido, um investimento na vitalidade do mercado brasileiro – afirma Pedro Wongtschowski, presidente do Ultra.

O valor da aquisição, de R$ 1,161 bilhão, será inteiramente pago com recursos do caixa do Ultra. A liquidação financeira da operação se dará após procedimentos de segregação das atividades de lubrificantes e exploração de petróleo da Chevron, que não estão sendo transferidos. Estes procedimentos deverão ocorrer até o início de 2009.

O uso da marca Texaco será licenciado ao Ultra por até cinco anos, para permitir sua gradual substituição em toda a rede pela marca Ipiranga. A união das duas redes permitirá ganhos de escala importantes, na utilização otimizada das bases de distribuição, na maior eficiência no processo de vendas, na diluição nas despesas de propaganda, marketing, desenvolvimento de produtos e na administração do negócio.

A incorporação dos postos Texaco nas regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte permitirá à Ipiranga atender com maior eficiência clientes com operações e necessidades em escala nacional. A Ipiranga voltará a ter acesso a regiões de altas taxas de crescimento de consumo.

- A Ipiranga consolidará sua posição como segunda maior distribuidora do país, capacitada a competir em todo o território nacional. Os ganhos de escala gerados pela união de Ipiranga e Texaco resultarão em serviços de melhor qualidade e em maior competitividade para todos os postos da rede, com benefícios para o consumidor – diz Wongtschowski.

A rede Texaco conta com aproximadamente dois mil postos e dispõe de 48 bases de distribuição.O Ultra opera no mercado de distribuição de combustíveis também por meio da Ultragaz, maior distribuidora de GLP do País.

O grupo atua ainda em dois outros setores, a química e a logística, e está realizando importantes investimentos nessas unidades para aumentar sua atuação no mercado brasileiro. Na área química, o Ultra está investindo R$ 650 milhões na Oxiteno, para aumentar sua capacidade de produção e ampliar o foco no segmento de especialidades químicas. Na logística o Ultra adquiriu em junho, por meio da Ultracargo, a União Terminais por R$ 510 milhões, tornando a unidade de negócios a maior operadora de logística para granéis líquidos da América do Sul. | www.ultra.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira