Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2008 - 11:28

Empresas brasileiras presentes à maior feira de games do mundo

SOFTEX Apex-Brasil e Abragames organizam missão comercial à Games Convention, na Alemanha

São Paulo - Musigames, Oniria, Overplay, TechFront e Tectoy Digital são as cinco empresas que integram a delegação brasileira que participará, pela terceira vez consecutiva, da Games Convention (www.gc-germany.com). Maior feira de games do mundo, ela será realizada de 21 a 24 de agosto, na cidade de Leipzig, na Alemanha.

A iniciativa integra as ações do PSI-SW (Programa Setorial Integrado para Exportação do Software Brasileiro), o maior projeto de exportação de software do país. Gerenciado pela SOFTEX com o apoio técnico e financeiro da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ele conta ainda com o apoio da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames). As empresas contarão com um estande coletivo da mostra e os empresários chegarão à Alemanha com uma série de encontros de negócios pré-agendados.

“A presença contínua das companhias nacionais na Games Convention nos permitiu construir não apenas uma importante rede de contatos, mas também uma imagem de seriedade, de credibilidade e de profissionalismo, deixando claro à indústria mundial que nossas empresas estão empenhadas em ampliar sua presença no exterior e que esta é uma estratégia apoiada por políticas governamentais”, analisa Gláucia Chiliatto, gerente do PSI-SW na SOFTEX.

No desafio de ocuparem o mercado internacional, as empresas brasileiras têm adotado dois caminhos principais: o desenvolvimento de jogos casuais (de menor complexidade técnica) e o outsourcing, atuando em projetos para os consoles de última geração. “Ambos geram e agregam conhecimento para que nossos estúdios possam almejar projetos mais ambiciosos no futuro”, comenta Bernardo Manfredini, consultor da Abragames e da SOFTEX.

Segundo dados da pesquisa da Abragames divulgada no último mês de julho, 43% da produção nacional de software para jogos é destinada à exportação. As 42 empresas produtoras de software para jogos eletrônicos empregam atualmente 560 profissionais altamente qualificados.

No ano passado, as 12 empresas integrantes da vertical da games do PSI-SW exportaram cerca de R$ 1,6 milhões, valor que deverá superar os R$ 5,3 milhões em 2008. Exportar neste segmento, lembra Manfredini, é uma tarefa desafiadora, pois estúdios de outros países, principalmente do Leste Europeu e da Ásia, apresentam custos muito competitivos e estão nesse mercado há mais tempo. “Assim, temos que usar como argumentos de venda a nossa criatividade e a qualidade de nossos produtos e serviços. Também é importante mostrar que somos empresas atentas às novas tendências, que sabemos atender profissionalmente nossos parceiros, cumprir prazos e superar expectativas”, recomenda o consultor.

“Em nossa delegação temos três empresas com experiência exportadora e que lá poderão conhecer novos parceiros potenciais e fortalecer seus laços comerciais com antigos contatos. É também uma oportunidade para o grupo atualizar-se em relação às principais tendências do mercado, entender como a indústria estará se movimentando nos próximos anos, levantar os custos dos concorrentes, descobrir quais os consoles com maior demanda e os gêneros de games mais procurados. Enfim, reunir uma série de informações preciosas para o planejamento de seu negócio”, conclui Bernardo Manfredini.

Perfil da SOFTEX (www.softex.br) - A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX - é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria de software e serviços, bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios. É gestora do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado programa prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema SOFTEX é composto pela SOFTEX e pela rede de Agentes Regionais, distribuídos por 23 cidades em 13 estados brasileiros e contam com mais de 1.300 empresas associadas. A Missão do Sistema SOFTEX é ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e a sua participação nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento do Brasil.

Perfil da Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br) - A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é um órgão governamental que tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Atualmente a Apex-Brasil apóia 50 setores da economia brasileira, entre os quais o de software. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apóia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira