Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2008 - 11:41

Serviço Social da UCB investe em gestão de projetos

Profissionais devem estar preparados para atuar em responsabilidade social.

O assistente social é o profissional do desenvolvimento. De acordo com pesquisa feita pelo Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo, o especialista aparece nos quadros de 45% das grandes empresas. Para a coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Castelo Branco (UCB), Elizabeth Felix, esse número pode aumentar. Os especialistas devem estar atentos a atual necessidade das empresas em ter um responsável para gerir os projetos de responsabilidade social. Pesquisa feita pelo Instituto Ethos aponta que 78% das pessoas consideram uma grande empresa socialmente responsável, quando suas atividades vão além do que as leis exigem. Já entre os formadores de opinião, 86% aderem a esse conceito.

"O estudante de Serviço Social deve ser preparado para ocupar esse cargo, o que significa desenvolver as competências que o possibilitem transformar e criar conceitos para o desenvolvimento local, integrado e sustentável, aliando o econômico e o social, diz Elizabeth.

Atividades práticas - Como a maioria dos jovens chega à universidade com lacunas, o corpo docente deve se preparar para transformá-los em profissionais capacitados para atuar como gestores de políticas públicas e programas sociais."Damos ênfase a essa necessidade do mundo do trabalho na grade curricular. Nossos alunos são preparados para ir além do trabalho no serviço público e em ONG's. Incentivamos o olhar aberto para novas possibilidades de atuação, como no universo corporativo que cada vez mais investe em responsabilidade social", avalia Elizabeth Felix.

Para isso, a UCB investe em ações como as atividades extra-classe e de iniciação científica, por exemplo. \"Buscamos apontar e orientar caminhos para o aluno perceber a articulação entre a teoria e a prática. Os professores participam de cada passo como mola propulsora desse desenvolvimento. Interagem constantemente via e-mails, orientam grupos de estudos e intensificam a prática nas atividades de extensão. Essas ações paralelas são fundamentais para a consolidação do conhecimento\", avalia assistente social Elizabeth Felix.

O curso de Serviço Social da UCB tem mais de 20 anos. De acordo com Elizabeth, professores e coordenadores devem ter compromisso com a criatividade e a inovação. "Apenas conseguimos fazer algo melhor quando conseguimos inovar. Um exemplo é o Simulado Integrado. Trata-se de um provão, com características de concurso e três horas de duração, realizado sempre em outubro com alunos de todo o curso. Ele apresenta questões de conhecimentos transversais, como da sociologia e a antropologia - disciplinas dos primeiros períodos -, além de questões específicas e de concursos. Com ele, podemos avaliar a solidificação do conhecimento e também o trabalho do professor", explica a coordenadora.

Os alunos de Serviço Social da UCB também têm a oportunidade de participar de oficinas de capacitação dos programas de extensão, abertas a graduandos, entre elas: capacitação na elaboração de artigos científicos; de documentação técnica; sobre o trabalho com crianças e jovens, e outras temáticas do currículo. || www.castelobranco.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira