Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2008 - 11:45

Mangaratiba recebe 15 salas de leitura em agosto

Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a mineradora BHP Billiton traz 15.000 livros para o município.

O município de Mangaratiba passará a contar, a partir deste mês de agosto, com 15 salas de leitura voltadas para a comunidade, como parte do projeto Leitura para Todos – uma parceria do Instituto Oldemburg, do Grupo Editorial Record e da mineradora BHP Billiton. Com isso, chegarão à cidade 15.000 livros, que beneficiarão escolas municipais e a Fundação Mário Peixoto, incluindo as regiões de Muriqui, Itacuruçá, Itacurubitiba, Conceição de Jacareí, Serra do Piloto, Ibicuí, Praia Grande, Praia do Saco, Ilha de Jaguanum, Ilha de Marambaia e Ilha de Itacuruçá.

As novas salas de leitura são patrocinadas pela BHP Billiton, que escolheu Mangaratiba para ser uma das cidades beneficiadas pelo projeto em 2008. Nesse ano, serão inauguradas 122 salas de leitura em todo o Brasil, totalizando 572 unidades implantadas desde o início do projeto.

Criado em 2003 pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, o projeto Leitura para Todos tem como objetivo ampliar o acesso da população brasileira aos livros, implantando mini-bibliotecas em associações de bairro, hospitais, escolas públicas, centros de reabilitação de menores, presídios e outras entidades.

O Grupo Editorial Record, parceiro desde a criação do Leitura para Todos, garante o fornecimento dos mil exemplares alocados em cada sala. As comunidades beneficiadas são responsáveis pelo espaço, a operacionalização e a manutenção das salas de leitura.

Atualmente, mais de 4.600 instituições estão cadastradas para ter seu próprio acervo. Segundo Cristina Oldemburg, presidente do Instituto e autora da iniciativa, a sala de leitura é uma ação de mobilização comunitária, eminentemente sociocultural, na qual a comunidade participa de todo o processo de implantação do projeto, desde a preparação do espaço, da montagem e catalogação do acervo até a sua inauguração.

O projeto - Cada sala de leitura é composta por um acervo de 1.000 livros disponíveis gratuitamente para consulta e empréstimo. São 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros abrangendo diversas áreas de interesse entre as quais literatura brasileira, estrangeira e infantil, auto-ajuda e sociologia. Cada título tem dois exemplares: um para empréstimo e outro para leitura na própria sala.

Para garantir que as salas sejam corretamente implantadas e o projeto possa ter continuidade junto à comunidade, nessa nova fase ampliou-se o trabalho realizado junto aos agentes de leitura. Esses gestores, escolhidos para promover e gerenciar o acervo, agora não apenas recebem uma cartilha de orientação como também participam de um treinamento de capacitação, 30 dias antes da implantação da sala.

Mais de 200 órgãos públicos, como Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social, estão envolvidos na identificação das oportunidades para doação de acervo e apóiam a implantação do projeto nas comunidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira