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16/08/2008 - 12:46

Cia. Hering: aumento de 46,5% da receita bruta e margem EBITDA de 15,0%

O lucro líquido do trimestre foi de R$ 2,7 milhões, 12,6% maior que o do 2T07. O crescimento inferior ao do resultado operacional deve-se à provisão do imposto de renda e à contribuição a pagar, calculada com base no lucro fiscal, afetado pela realização da variação cambial diferida e outras receitas e despesas cuja tributação fora postergada.Fatos que mostram potencial de crescimento da empresa.

A estratégia de crescimento da Cia. Hering e o ambiente macroeconômico favorável resultaram em expansão da receita bruta no 2T08. Destacaram-se as vendas da marca Hering, que cresceram 72,6% no trimestre, como resultado das ações de reposicionamento de preços da marca, da expansão e reforma da rede de lojas e da campanha de marketing “eu uso Hering desde sempre”.

Os destaques do trimestre são o crescimento de 46,5% da receita bruta, sendo 59,0% no mercado interno, vendas da marca Hering cresceram 72,6%, margem bruta de 44,4%, 9,7 pontos percentuais superior, margem EBITDA de 15,0%, crescimento de 64,0% das vendas nas lojas Hering Store, crescimento de 38,4% das vendas em mesmas lojas — same-store sales — da Hering Store , inauguração de 15 lojas — treze Hering Store e duas PUC, investimentos de R$ 10,0 milhões em expansão e reforma da rede própria de lojas, sistemas de informação e tecnologia industrial.

Desempenho operacional e comercial - O desempenho da Cia. Hering no trimestre foi marcado pela elevação das vendas no mercado doméstico, resultado da estratégia da Empresa combinada com o cenário econômico favorável do setor de varejo no Brasil.

A oferta de produtos com melhor relação custo-benefício permitiu à Companhia expandir-se acentuadamente no primeiro semestre, uma indicação de boas perspectivas para o segundo, quando as vendas são mais fortes em função da sazonalidade do mercado.

A Cia Hering possui vantagem competitiva que permite rapidez e flexibilidade em sua operação com um modelo que combina produção própria, terceirizada e produtos acabados (outsourcing). Durante o primeiro semestre, a Companhia aumentou a contratação terceirizada para atender o aumento de vendas previsto e também ampliou a capacidade de produção da unidade de Goianésia - GO. A Empresa estruturou um departamento com gestão especializada no desenvolvimento de fornecedores nos mercados interno e externo, em linha com sua estratégia de crescer o outsourcing e levar ao mercado produtos com os padrões de qualidade já reconhecidos pelos consumidores a um menor custo.

Mercado Interno - A receita bruta do trimestre foi 59,0% superior à do mesmo período de 2007 e no comparativo semestral totalizou R$ 253,4 milhões, um crescimento de 51,4% frente ao primeiro semestre de 2007.

A marca Hering, foco principal da estratégia de crescimento, respondeu por 78,8% das vendas no mercado interno e registrou resultado 72,6% superior ao do 2T07. Este desempenho é reflexo do acerto no reposicionamento de preços da marca e da expansão dos canais de distribuição através da rede de lojas Hering Store e varejo multimarcas. Outro fator foi a campanha publicitária “eu uso Hering desde sempre”, que contou com a participação de mais de 20 celebridades, com a parceria do Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC), e criou uma forte identificação do público consumidor com a marca.

A marca PUC, de moda infantil, registrou no trimestre um incremento de receita bruta de 28,1% comparado ao 2T07. Responsável por 10,0% do faturamento, este resultado decorre do fortalecimento da marca por meio de coleções melhor posicionadas, focadas no público infantil A e B, e com forte atuação na mídia. A Companhia está desenvolvendo um novo projeto de arquitetura e layout para a rede de lojas PUC, com perspectivas de iniciar a implantação no segundo semestre deste ano.

A marca dzarm., com foco em moda jovem, foi responsável por 8,8% das vendas e registrou R$ 12,1 milhões de receita bruta no 2T08, 17,0% superior à do mesmo período de 2007. Para impulsionar o crescimento, a equipe responsável pela marca será reforçada para aprimorar suas coleções e atrair mais consumidores jovens, com atitude de moda. A Empresa pretende desenvolver, no segundo semestre, um plano de negócios com o objetivo de definir uma estratégia para explorar ainda mais o potencial da dzarm.

Mercado Externo - As exportações totalizaram R$ 8,7 milhões, 34,9% a menos do que as registradas no mesmo período de 2007. Este resultado está em linha com a estratégia da Companhia de concentrar seus esforços na comercialização de marcas próprias e descontinuar, devido às circunstâncias de mercado, produção de private label (produtos com marca do cliente).

A participação de marcas próprias nas exportações cresceu para 41,5%, ante 27,3% no 2T07. Para ampliar a atuação nos mercados já existentes e prospectar novos mercados, um novo plano de negócios está em elaboração e deverá enfatizar a produção terceirizada (outsourcing) local nos países, bem como outsourcing com embarques direto ao país de destino.

A partir do 3T08, a operação private label será descontinuada, o que resultará no direcionamento da capacidade produtiva ao mercado interno para a produção das coleções das marcas Hering, PUC e dzarm.

Investimentos - No trimestre, foram investidos R$ 10,0 milhões em inauguração de lojas, reforma das existentes e melhoria dos sistemas de produção e gerenciamento de informações. O montante, 130,4% superior ao do 2T07, foi distribuído da seguinte forma: R$ 4,6 milhões (46,0%) a indústria, R$ 3,6 milhões (36,0%) a abertura e reforma de lojas, R$ 1,6 milhão (16,0%) a tecnologia da informação e R$ 0,2 milhão (2,0%) a outros investimentos.

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