Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2008 - 13:02

Teatro a Bordo continua sua trajetória de sucesso em vários bairros de Santos até o final de agosto

Empresas são atraídas pelo potencial de inclusão cultural, de formação de platéias e artistas através do projeto Teatro a Bordo, proporcionado pela iniciativa da Cia Abaréteatro, que celebra os 200 anos de abertura dos portos brasileiros a nações amigas. Durante o mês de agosto apresentações ocorrerão em diversos bairros de Santos.

Tecondi, Termares e a Prefeitura Local através da Secretaria de Cultura são as responsáveis, como patrocinadoras, pela viabilização financeira de uma versão exclusiva do projeto Teatro a Bordo, que percorre, no mês de agosto, dez bairros da cidade de Santos. Criada pela Cia Abaréteatro em comemoração aos 200 anos da abertura dos portos brasileiros a nações amigas, a iniciativa leva peças de teatro adulto e infantil, apresentações de bandas, de filmes de curta-metragem, intervenções e oficinas de confecção de fantoches a públicos carentes de atrações culturais.

“Queremos proporcionar uma maior proximidade da população com peças teatrais de boa qualidade e outros espetáculos em que todos tenham o maior contato possível com as diversas formas de manifestações culturais”, afirma a vice-presidente do TECONDI, Agnes Barbeito.

Dentro da Programação do Projeto Celebra, a versão santista do Teatro a Bordo ainda passará pelos seguintes pontos, a partir de sábado, dia 16: Praça Guadalajara, Morro do Ilhéu, Saboó, Praça Prestes Maia, Centro da Juventude, Praça da Paz e Caruara. As apresentações acontecerão das 15 às 22 horas, com exceção do dia 30, na Praça da Paz. Neste dia, as atrações se revezam no palco, das 12 às 19 horas.

Entre as atrações confirmadas para esta versão do projeto estão oficinas de confecção de fantoches; contadores de histórias infantis; a peça para crianças “Faz de Conta que Tem... História”, da Cia Abaréteatro, música popular brasileira com Bárbara Pappert e um show musical.

Numa releitura contemporânea das trupes da Commedia della’arte, que entre os séculos XVI e XVIII se tornaram extremamente populares em toda a Europa, usando suas carroças como tablado para apresentações de rua, as apresentações acontecem sobre um contêiner que se transforma em palco itinerante. “O teatro móvel nos dará a possibilidade de levar as mais diversas formas de expressão artística para bairros e localidades distantes e carentes de eventos e aparelhos culturais, democratizando e descentralizando o acesso à cultura”, diz Talita.

Lançado em Santos, dia 26 de junho, o projeto passou já por seis cidades (Santos, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, São Vicente e Cubatão) em um total de 18 dias de apresentações. Atraindo uma média de 800 pessoas por espetáculo, o que resulta em um público de mais de 57.00 pessoas. Em setembro, o projeto percorrerá quatro cidades do interior (Piracicaba, Hortolândia, Bauru e Osasco).

A arte do projeto e a cenografia são assinadas por Lia Renha, responsável pela direção de arte de minisséries televisivas como “O auto da Compadecida” e “Hoje é dia de Maria”, e pelo cenário de filmes como “Tieta do Agreste” e “Caramuru – a invenção do Brasil”.

Projeto Teatro a Bordo Cia. Abaréteatro Santos: Dias 16, 17, 22, 23, 24, 30 e 31 de agosto, das 15 às 22 horas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira