Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2008 - 10:34

TechResult analisa o futuro de TI no Brasil

O Brasil atualmente é um dos grandes pólos potenciais de tecnologia. A estabilidade econômica que o país vem apresentando, a mão-de-obra qualificada e o fuso horário (que contribui para as negociações com os EUA, centro de tecnologia mundial) são os principais fatores que auxiliam essa evolução. Desde o início do século XXI, Curitiba vem passando por grandes mudanças, que a tornaram um dos maiores pólos brasileiros de TI. Ainda que tenha uma postura estratificada e com alto grau de informalidade, algumas mudanças de atitude estão acontecendo e esta cidade vem se aproximando de uma atmosfera cosmopolita. Por estes motivos, é tão imprescindível a preparação de profissionais nesta área.

Para Marcelo D'Ávila de Pauli, diretor da empresa TechResult de Curitiba, o mercado é um espelho dos cursos e programas de capacitação de mão de obra, que ainda carecem de maturidade. A demanda de vagas na área de TI tende a crescer a cada ano, o que gera uma estimativa de que em 2012 o mercado necessite de 15 mil profissionais apenas em Curitiba e, anualmente no sul do país, apenas 3 mil se formam. Além disso, ainda falta lobby no mercado brasileiro, que é muito apreensivo em relação à negociação e fechamento de contratos internacionais. Para mudar esse cenário, a solução é criar iniciativas para suprir a necessidade do mercado, principalmente cursos que capacitem e atualizem os profissionais da área.

Quando o assunto é a exportação de profissionais brasileiros capacitados, Marcelo afirma que o processo de seleção das empresas estrangeiras (como Google e Microsoft) é muito exigente e só os profissionais mais qualificados conseguem passar nas seletivas, o que desfavorece o mercado nacional em relação ao nível tático e sênior, que acaba perdendo mão-de-obra qualificada.| www.techresult.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira