Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2008 - 10:38

Solução de BI da MicroStrategy é essência do Sistema de Monitoramento de Mercado (SMM) do Banco Central

Sistema foi desenvolvido pelo BACEN para um controle mais apurado da liquidez e da necessidade de liquidez de cada instituição financeira e de todo sistema financeiro nacional. Com as funcionalidades da plataforma de business intelligence é possível disponibilizar informações para a equipe de monitoramento de riscos de liquidez e de mercado avaliar não só os riscos, bem como o comportamento das operações do Sistema Financeiro Nacional e indícios de anormalidade.

São Paulo - Com o intuito de obter diariamente informações para o monitoramento dos riscos de mercado e de liquidez a que as instituições financeiras estão expostas, bem como das operações realizadas no mercado de títulos públicos federais, o Banco Central do Brasil (BACEN) desenvolveu o Sistema de Monitoramento de Mercado (SMM). Criado para ser um dos pilares de apoio para manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional, o SMM tem essência a plataforma da MicroStrategy, escolhida por preencher todos os requisitos necessários para as consultas das análises financeiras demandadas pelos usuários.

Possuindo funcionalidades de monitoramento em períodos normais e de crise financeira, para identificar problemas individuais e de risco sistêmico, o SMM não se trata de uma solução de BI típica. Não possui um sistema OLTP (Online Transaction Processing) com transações operacionais de entrada de dados, processamento e consultas e que a partir dessa solução faça a migração das informações para uma base de dados OLAP (Online Analytical Processing). Segundo Francisco José de Abreu, gerente de sistemas do BACEN, essa solução foi concebida de uma maneira um pouco diferente. Os dados operacionais são recebidos, processados, transformados, classificados e consolidados com a utilização de uma ferramenta de ETL e a MicroStrategy é a responsável pela publicação de todos esses resultados. “Considerando essas características de captação de informações, o SMM pode ser classificado como híbrido, possuindo tanto consultas típicas de BI como as mais sofisticadas que necessitem da utilização massiva de Dashboards de recursos de drilldown para acessar diferentes níveis de aprofundamento e detalhamento da informação”, ressalta.

O módulo de publicação de resultados, a partir do processamento e das análises efetuadas, disponibiliza informações para a equipe de monitoramento de riscos de liquidez e de mercado do BACEN. Essas consultas são executadas com a leitura direta na base de dados, com cálculos simples e diretos e necessitam de pouca interação com o usuário final, podendo ser resumidas como consultas do tipo “solicitação-resposta”. Por outro lado, como o departamento de análise dos resultados necessita de uma solução de consulta mais refinada com o constante intercâmbio de informações entre o sistema e o operador, também foi desenvolvido um módulo denominado “Consultas e Análises”. Por meio de gráficos, tabelas e relatórios o analista pode avaliar os riscos de liquidez e de mercado a que as instituições estão expostas, bem como o comportamento de suas operações nos diversos mercados financeiros do Sistema Financeiro Nacional. Os resultados obtidos identificam, por exemplo, quem e onde há indícios de anormalidade.

Ainda de acordo com Abreu, o SMM permitiu um controle efetivo e muito mais apurado da liquidez e da necessidade de liquidez de cada instituição financeira e do sistema financeiro nacional como um todo. Exatamente por isso, houve um impacto significativo na tomada de decisão e nos negócios do banco após a implementação. “Os maiores benefícios da implantação do SMM são intangíveis e estão conectados ao cumprimento de nossos objetivos estratégicos, enquanto gestores da estabilidade do sistema financeiro nacional. Essa solução coloca o departamento usuário em outro patamar, que permite uma visão inédita do seu horizonte, capaz de alimentá-lo com novos requisitos e anseios. No entanto, ainda existem alguns módulos a serem construídos, tais como risco de mercado e análise de operações”, explica o executivo.

A escolha da plataforma da Microstrategy como parte crucial do projeto SMM aconteceu principalmente pela destacada evolução na construção de painéis de visualização, altamente intuitivos e com riqueza na elaboração dos gráficos. No entanto, a solução é também a principal ferramenta de BI do BACEN, cuja utilização vem crescendo dia-a-dia. Atualmente há 22 projetos em produção de diversas áreas, como fiscalização, monitoramento de capitais estrangeiros e administrativa, e outros três em andamento no departamento de pesquisa econômica. “Entre 1996 e 1997 foi realizada uma licitação que incluiu, dentre outros aspectos, uma prova de conceito. A Microstrategy foi quem se destacou. Hoje podemos avaliar que seus produtos atendem bem às necessidades do Banco, pela sua característica ROLAP, possibilitando a construção de relatórios complexos, como os exigidos para os projetos da área de fiscalização”, ressalta.

Perfil da MicroStrategy - Fundada em 1989, a MicroStrategy é líder global em tecnologia de business intelligence (BI). A MicroStrategy disponibiliza software para relatórios integrados, análises e monitoramento, que auxiliam as organizações líderes de todo o mundo a tomarem melhores decisões de negócios, todos os dias. A escolha pela tecnologia MicroStrategy se dá por suas habilidades técnicas avançadas, capacidade de análise sofisticada e superior escalabilidade de dados e de usuários. | Site www.microstrategy.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira